05/08/2021 — Texto: dc33 Comunicação | Fotos: Henrique Ribeiro

Reforma surpreende ao trazer modernidade e sofisticação, transformando o visual da área social desta residência em São Caetano do Sul - SP

Um living amplo, integrado, com atmosfera leve, repleto de elegância e elementos decorativos. Esse foi o resultado da reforma executada pelo escritório PB Arquitetura, de Priscila e Bernardo Tressino, na área social desta casa, localizada em São Caetano do Sul – SP, onde mora um casal com suas duas filhas. Para atender aos desejos da família, os arquitetos realizaram trocas de revestimentos e reorganizaram alguns ambientes de forma a atender melhor às necessidades de todos.

Um dos destaques do projeto é a grande parede branca com revestimentos 3D da Castelatto. Além de seu efeito estético, também foi responsável por esconder uma porta que separava a sala da cozinha, a pedido dos moradores”, conta Priscila. Dessa forma, a conexão entre esses ambientes é feita somente por fora, contornando o terraço. O intuito disso foi criar mais exclusividade aos demais ambientes sociais, como as salas de estar e jantar, na hora de receber as visitas.

Um sofá curvo de suede, com 3,60m de comprimento, além de confortáveis poltronas e bancos se juntam para deixar o papo mais próximo. E, quando necessário, os banquinhos servem de apoio extra para uma bandeja com bebidas e aperitivos”, completa Bernardo.

Tudo muito claro e integrado. Era assim que os moradores desejavam que fosse a área social. Por isso, as paredes e o teto são brancos, enquanto que o piso de porcelanato ajuda a espalhar a luminosidade. Para evitar que os ambientes se tornassem frios, a madeira foi trabalhada em vários pontos, além do uso de cores em cortina e outras peças. Aliás, a mistura de formas e cores é um recurso interessante para ter uma decoração de sucesso. Tecidos escuros se misturam aos claros e até mesmo os acabamentos foscos se opõem aos brilhantes. Sobre o piso de porcelanato, o tapete claro traz um delicado desenho geométrico. Na composição dos objetos, as obras de arte dão um toque sofisticado e revelam a personalidade dos moradores.

Os móveis, tanto das duas salas de estar, como a do jantar, já eram dos moradores e foram reaproveitados. Os arquitetos fizeram então uma redistribuição das peças, de forma que os ambientes fossem demarcados, mas ao mesmo tempo também se integrassem melhor.

Num harmônico equilíbrio de vãos e volumes, a entrada da casa se une e, ao mesmo tempo, fica devidamente separado da área social. O pé-direito duplo acentua a imponência do espaço, surpreendendo quem chega. Entre os detalhes, de um lado, a parede recebe dois simpáticos quadrinhos e, do outro, um delicado oratório com Nossa Senhora Aparecida e São Judas Tadeu, santos de devoção da família.

Como o pilar não poderia ser removido, uma ideia interessante foi a inclusão de um espelho com marcenaria, além de uma iluminação indireta com LED, portanto ele acabou se tornando outro ponto forte da decoração.

Cartão de visitas importante, a entrada da casa precisa ser de impacto e modernidade. É possível enxergar a imponência dos pilares de concreto revestidos de mica, que chegam a 5,40 m de altura. Esse recurso permite que os moradores possam ver um pouco do jardim e torna essa divisão entre os ambientes mais tênue.

Clara e sofisticada, a escada com degraus de quartzo branco prime e guarda-corpo de vidro leva até as suítes, no segundo pavimento. A escultura sobre o papel de parede é do designer Rapha Preto.

 

Arquitetos Priscila e Bernardo Tressino – PBArquitetura – www.pbarquitetura.com.br@pbarquiteturanoinsta