A arquiteta Cristina Côrtes transformou uma antiga loja em Angra dos Reis, que abrigava um bar, em residência de veraneio para uma família

O pedido do novo inquilino, um médico de Maceió, era transformar o estúdio de 69m² em um “pouso” confortável e seguro para sua família desfrutar após os passeios de lancha. Em apenas 6 meses, o projeto foi elaborado, executado e entregue à família de médicos, integrada por um casal com 2 filhos e seus respectivos cônjuges, além de um neto.

O encontro dos clientes com a arquiteta aconteceu durante uma visita em um shopping de decoração, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, quando buscavam profissionais para transformarem a loja, recém alugada, em estúdio residencial.

Divisão e distribuição dos cômodos

Foram construídas paredes divisórias em gesso acartonado para delimitar o espaço do banheiro; brises móveis em marcenaria, para oferecer maior privacidade ao quarto; além da criação de uma pequena copa-cozinha. Além disso, o cliente solicitou um pé-direito mais alto, reaproveitando o espaço do forro que havia no teto e costumava servir de depósito do antigo bar. A arquiteta não só elevou o teto, como deixou as vigas metálicas aparentes e as pintou de verde, seguindo o padrão da arquitetura externa do shopping onde se conheceram.

Inspiração da paleta de cor da decoração

A inspiração dos tons verde da paleta de cor da decoração da sala veio de um grande e colorido quadro do artista Pedro Caetano, que já fazia parte do acervo do cliente e, devido ao seu valor sentimental, precisava ser bem “acolhido” no projeto.

Móveis contemporâneos e confortáveis

Na hora de escolher os móveis e elementos de decoração do estúdio de veraneio, Cristina levou em conta os efeitos da maresia de Angra dos Reis. A nova decoração contempla móveis contemporâneos, estofados confortáveis e tecidos próprios para área externa, que ornam muito bem com o novo piso cinza em porcelanato – sugestão da arquiteta. Outro destaque é o tapete da sala, também feito com material resistente à agua.

Distância entre Rio e Maceió não foi problema

Mesmo o cliente morando em Maceió, o projeto foi realizado no escritório da arquiteta, no Rio. Todos os revestimentos foram submetidos à aprovação dele por meio de fotos e imagens renderizadas. Além disso, uma homenagem à cidade natal dos locatários também se faz presente no projeto através de fotografias de praias da capital alagoana (clicadas pela artista Ticiana Porto) que foram expostas acima das duas camas do quarto, ganhando destaque em meio à decoração.

Produção: Cristina Côrtes e Andréa Falchi

Para saber mais, acesse: www.cristinacortes.com.br