As cores da tapeçaria herdada pelo casal nortearam este projeto que transformou um apê de 2 quartos em um quarto-e-sala, com 90m² 

O casal morava em Niterói e a esposa ganhou este apartamento de herança de tia muito próxima e querida. Originalmente, o apartamento de 90m², localizado no Leblon, bairro na Zona Sul do Rio de Janeiro, tinha dois quartos. Para deixá-lo ao gosto dos moradores, os arquitetos Ricardo Melo e Rodrigo Passos transformaram-no em sala ampla, um só quarto e ainda incorporaram as duas varandas para ampliar a sala e a suítes. O quarto de serviços também foi eliminado para aumentar a área de serviços.

A inspiração partiu da própria história de vida da cliente e da relação de amor que ela tinha com a sua tia, que faleceu de Covid e deixou este apartamento de herança para ela. Os arquitetos usaram as cores da tapeçaria para nortear o projeto.

Eles pediram que alguns móveis que já estavam no imóvel fossem incorporados ao projeto: o buffet da sala de estar, a cômoda e a mesa de cabeceira da suíte máster, a cadeira do home office, a belíssima tapeçaria do Kennedy Bahia (na parede da sala), a mesa lateral ripada e a cadeirinha infantil que pertence à cliente desde a infância e foi renovada com estofado pink. Pediram também uma sala de tv confortável, o que não era possível com a planta original.

Após a reforma, o imóvel passou a ter: sala, suíte máster com home office, banheiro social, cozinha e área de serviço. Sem dúvida, a tapeçaria colorida é o elemento principal na decoração e dela saíram também as cores dos azulejos dos dois banheiros e o verde da parede oposta a ela.

Outro destaque é a divisão espacial do imóvel após a reforma, que transformou um apartamento originalmente pequeno em um apartamento bastante confortável e espaçoso, com visual leve, base neutra e pontos de cor relacionados à tapeçaria da parede.

Arquitetura e Decoração: Ricardo Melo e Rodrigo Passos – www.ricardomelo.arq.br@ricmelo.rodpassos.arq

Produção: Andrea Falchi – @falchiandrea