Os moradores aproveitaram a oportunidade, mudando-se para um apartamento maior, ao se encantar com um imóvel ali mesmo, em Copacabana

Os clientes, casal com dois filhos, pensavam em comprar um apartamento maior, mas não estavam procurando. Um dia, viram um anúncio de venda de um apartamento de 300m² no prédio em frente. Como gostam da área – Copacabana, Rio de Janeiro -, foram visitar o imóvel e adoraram. O apartamento é antigo, com espaços generosos, mas estava detonado e precisando de uma reforma total. Foi quando lhe indicaram a arquiteta Carmen Zaccaro para desenvolver um projeto que atendesse às necessidades dos novos moradores.

Um dos pontos que mais encantou os clientes no imóvel foi o prisma de ventilação, que por ser no primeiro andar, tem o piso da garagem utilizável. Ali, foi criada uma área de convivência com churrasqueira integrada à cozinha. Os clientes pediram também que todos os quartos fossem suítes. Originalmente, o imóvel contava com o banheiro da suíte, um banheiro social grande e um lavabo. Foi feita a divisão do banheiro social em dois, para criar suítes para as crianças. Outra solicitação foi por materiais de fácil manutenção, muitos armários e bastante conforto.

Principais modificações na planta do imóvel:

. Um dos pedidos foi integrar a cozinha com a sala através de uma grande porta de correr. Porém, na hora da demolição, descobriu-se que, na parede a ser derrubada, passava a tubulação de gás de todos os apartamentos, além de um enorme pilar em “L”. “Propus criar uma entrada lateral para a cozinha e, na passagem, criar um bar com adega em marcenaria, além de uma porta de correr para a sala de jantar”, explica Carmen.

. A área de serviço foi reduzida para aumentar a área gourmet no prisma.

. Foram criadas duas suítes para as crianças e um banheiro de hóspedes.

. Um quarto de serviço deu lugar ao closet e incrementou as medidas do banheiro da suíte.

Autoria do projeto: Carmen Zaccaro – Escritório: Carmen Zaccaro Arquitetura – www.carmenzaccaroarquitetura.com.br@carmenzaccaroarquitetura

Produção visual: Carmen Zaccaro e Bruna Zaccaro