00/00/2010 — Texto: MCOMM | Fotos: Imagens 3D cedidas pelos participantes

The Plan Awards é a premiação da conceituada revista italiana de arquitetura. 34 projetos do mundo todo disputam na categoria Housing

O Brasil mais uma vez sendo palco de premiações internacionais de arquitetura! O projeto do ÍCARO Jardins do Graciosa, localizado em Curitiba (PR), acaba de entrar para a final da premiação The Plan Awards, a conceituada revista italiana de arquitetura e design, uma das mais aclamadas do mercado. O residencial é assinado pelo Studio Arthur Casas, paisagismo de Renata Tilli e incorporação da AG7.

Ao todo, são 34 projetos do mundo todo selecionados na categoria Housing sendo o ÍCARO Jardins do Graciosa o único projeto brasileiro. A seguir, confira 7 projetos de arquitetura que disputam o prêmio e se destacam por suas exclusividades!

 

1 – ICARO Jardins do Graciosa – Brasil, Curitiba (PR)

Assinado pelo renomado arquiteto Arthur Casas com incorporação da AG7, o residencial de luxo está localizado no bairro Cabral e foi o único projeto brasileiro finalista da categoria Housing. O projeto conta com 21 casas suspensas em uma arquitetura plenamente integrada ao paisagismo, onde os jardins particulares dão a sensação de se estar em uma casa. O residencial já foi eleito o empreendimento mais sustentável do Brasil com a certificação Ouro do Green Building Council (GBC) Brasil Condomínio e reúne outros títulos mundiais da arquitetura e design como o iF DESIGN AWARDS 2021, na categoria Residencial; o Best of Year da revista americana Interior Design, na categoria Multi-Unit Housing; e o Rethinking The Future.

2 – Fein 1 Central – Tel Aviv

Localizado no sul de Tel Aviv, em uma área degradada, o complexo de apartamentos Fein 1 Central, assinado por HQ Architects, apresenta habitações e espaços comerciais de frente para a rua, enquanto preserva parcialmente fragmentos do edifício existente no local. A área faz parte do plano diretor do município para transformar a região.

3 – MIRA – San Francisco

Um empreendimento residencial urbano no coração de San Francisco, com 120 metros de altura que cria uma nova comunidade acolhedora no distrito de Transbay em evolução e assinada por Studio Gang. O local do projeto proporcionou uma rara oportunidade de atender à necessidade de moradias densas em São Francisco. As unidades da base e da seção inferior da torre são compactas e de maior densidade, com unidades mais espaçosas nos oito andares superiores. MIRA fornece quase um acre completo de espaço aberto em cinco níveis; no geral, o novo bairro vertical criado pela torre equivale a 16 quarteirões de casas em uma cidade típica.

4 – Living The Noom – Cancun

O projeto assinado por Sanzpont Arquitectura teve como objetivo trazer um novo conceito de habitação para o mercado imobiliário: um santuário da vida consciente com base em três eixos principais: Vida Bem-Estar, Sustentabilidade e Vida Flexível. São 3 edifícios; cada um com 4 andares e um jardim na cobertura. Cada unidade habitacional tem 120 m², exceto a unidade de um quarto, de 60 m². Os edifícios são compostos por uma estrutura de concreto e uma fachada independente de bambu.

            5 – MORpH – Croácia

MORpH, abreviatura do Ministério de Defesa da República da Croácia, é um projeto de autoria do escritório Proarh para o alojamento de oficiais e alunos da Academia Militar Croata “Dr. Franjo Tudjman”, em Zagreb, na Croácia. São 410 m² em um edifício de 12 andares localizado num terreno de 2.000 m².

6 – Overlaid – Uruguai

Overlaid propõe uma ideia de complexo residencial moderno que, embora preservando a dimensão mais íntima e individual de cada casa, é capaz de recriar uma imagem compacta e homogênea. São três unidades espacialmente independentes em um único complexo residencial, sobrepondo um quadro de luz de conexão aos elementos individuais. O resultado é um corpo aparentemente único, mas dividido em três partes, nas quais os vazios tornam a fachada permeável aos elementos verdes.

7 – Adamant Tijuana – México

Localizado na Baixa Califórnia, Adamant Tijuana mistura luxo, praticidade e modernidade em um mesmo marco arquitetônico. Assinado por Mayer Hasbani, o empreendimento é constituído pela intersecção dos terraços, o que garante volume para sua estrutura de 200 apartamentos que variam de 36 m² a 160 m².

Quer inscrever seu projeto no The Plan Awards: Fique atente à agenda e programação no site www.theplan.it