Casa Jardim do Sol, em um condomínio residencial de alto padrão em Porto Alegre, foi pensada para oferecer privacidade aos moradores

Dividida em três pavimentos, a Casa Jardim do Sol é morada de um casal com dois filhos que gosta de receber os amigos para festas e celebrações.

No subsolo, encontram-se salas técnicas e de serviço e um estacionamento para 40 veículos – que é um pequeno museu para a coleção de automóveis antigos do proprietário.

No pavimento térreo ficam as áreas sociais da casa: salas de estar, jantar, gabinete, home theater e cozinha. Grandes portas deslizantes permitem que a cozinha e o home theater sejam completamente fechados ou abertos.

O salão de festas fica ao fundo do terreno, localizando em uma edificação separada. No segundo pavimento ficam quatro suítes.

O projeto faz uso de grandes planos de concreto nas duas laterais, garantindo privacidade à residência – mesma estratégia da posição do salão de festas ao fundo do terreno. O lado sul é envidraçado, permitindo que todos os ambientes sociais aproveitem o belo visual para o lago Guaíba.

O lado norte tem aberturas e balanços que permitem o controle do sol, ficando as quatro suítes orientadas nesta direção. Na cobertura, uma grande grelha metálica se prolonga por cima do pátio central, ampliando a sensação de espaço da casa, confundindo o exterior com o interior.

O subsolo é uma caixa de concreto, com laje nervurada, permitindo grandes vãos para guardar  os carros. Um espelho d’água com fundo de vidro permite iluminação natural no subsolo, bem como a visualização dos carros para quem está no pátio central.

A superestrutura da casa é toda feita em aço, garantindo pilares e vigas extremamente esbeltos e também com vãos de grandes dimensões. Todo o projeto é orientado por uma malha estrutural com módulo de 190 x 190 cm, evidenciada na grelha metálica da cobertura, visível em praticamente toda a casa.

www.hypestudio.com.br