13/06/2019 — Texto: v2com | Fotos: Maxime Brouillet

A pequena escola de ensino fundamental de Sainte-Anne, localizada no bairro de Rosemont, em Montreal, no Canadá, queria oferecer aos estudantes espaços ao ar livre que fossem tão estimulantes e versáteis quanto todos os ambientes educacionais internos

Para redesenhar o pátio, transformando-o em um espaço verde, a escola contou com a experiência da empresa Taktik Design. O pátio da escola, que inicialmente feito inteiramente de asfalto, passou por uma grande transformação para oferecer aos alunos e professores, várias áreas de aprendizagem distintas.

O trabalho de transformação começou com a adição de um grande campo multiesportivo cercado por faixas de proteção, uma quadra de basquete e uma pista de corrida. Esses novos espaços agora permitem um maior gasto de energia para as crianças durante seus intervalos.

A integração de novos espaços verdes foi uma prioridade para os administradores da escola. Uma área de vegetação, localizada no coração do pátio da escola, serve múltiplos usos e atividades. Primeiro um lugar de relaxamento sob as árvores e um espaço para contemplação, também permite que as crianças se reúnam e se encontrem dentro das cabanas de madeira, tornando-se um novo local de compartilhamento de conhecimento para os alunos.

Graças aos vários assentos em concreto colorido, suficiente para acomodar uma completa aula, agora é possível para os professores darem aulas inteiras em meio a natureza. A mesa personalizada, foi projetada sem assentos integrados em um dos lados para permitir que os jovens estudantes trabalhem em pé durante as atividades de plantio.

Para completar a transformação das instalações, partes inteiras das paredes de tijolos da escola foram pintadas com cores ensolaradas e revigorantes. A escolha da paleta de cores e da pintura quebram o design arquitetônico clássico, reto e estático.

O novo playground ao ar livre da École Sainte-Anne é agora uma extensão do local, que se tornou um espaço educacional que convida e promove o desenvolvimento de cada aluno.

Para saber mais, acesse: www.taktikdesign.com