11/12/2020 — Texto e Fotos: Ivo Tavares Studio

Projeto arquitetônico traz o jardim para o interior do Restaurante kOi, em Portugal, espelhando equilíbrio e a simbologia e das carpas

O Restaurante kOi ocupa uma área de 350m² dentro do Hotel Azoris, em Ponta Delgada (Açores – Portugal), desde 2004.  Já apresentava algum desgaste e necessidade de revitalização, então, coube aos arquitetos Barbara Morgado, Oscar Catarino e Fabiana Velho Cabral, do escritório box: arquitectos associados, a missão de revitalizar todo o espaço.




Todo o projeto respeitou a preponderante relação do restaurante com o saguão do hotel, com seu jardim de forte inspiração oriental e o seu espelho de água habitado por carpas [KOI, que para os japoneses é símbolo de prosperidade, longevidade e fertilidade, devido à tendência do peixe em nadar contra as fortes correntezas do rio para desovar].




Daí então veio a ideia geradora do projeto, trazendo o jardim ao interior do restaurante, insinuando uma permeabilidade total dos espaços, interior e exterior, valorizando a amplitude e a luminosidade que definem o ambiente.

O restaurante kOi passa, assim, a caracterizar-se como um jardim interior, parte integrante do exterior, espelhando a mesma simbologia e equilíbrio, com a presença de vegetação que flui pelos tetos, em consonância com os vários momentos de iluminação artificial de efeito cênico, e os painéis acústicos que, além sua função primária, assumem a simbologia da escama da carpa, símbolo de prosperidade, longevidade e fertilidade.

Apesar da visão geral da sala, estão demarcadas várias áreas de refeição caracterizadas por mesas tradicionais e em áreas mais acolhedoras de lounge, permitindo, desta forma, diferentes modos de receber, pois o espaço está adaptado para vários horários de refeições do dia.




A escolha dos materiais utilizados teve por base a sua nobreza e resistência, de forma a garantir fácil manutenção sem prejuízo do confronto.

Fica o convite: em sua próxima viagem a Portugal, visite o Restaurante Koi, na cidade de Açores.

 

Para conhecer mais projetos do box: arquitectos, acesse o site www.boxarquitectos.pt ou o Instagram @boxarquitectosassociados