Tata Consultancy Services, em Alphaville, mistura simplicidade e conceito forte com uma releitura dos códigos estéticos da cultura indiana

A Tata Consultancy Services Ltd. (TCS), integrante do Grupo Tata, o maior conglomerado industrial da Índia, que opera em mais de 100 países nos 6 continentes e emprega mais de 695 mil pessoas, tem sua nova sede de 3000 m² no Complexo Madeira em Alphaville.

O projeto, idealizado pelo escritório Arealis, foi executado pela Lock, aplicando uma nova metodologia de construção baseada na total sinergia entre a arquitetura e a engenharia, para entregar um projeto inovador promovendo mobilidade, fluidez, produtividade e bem-estar no espaço de trabalho.

Conceitos gerais

Neste projeto, o escritório Arealis procurou captar e interpretar a essência da Tata Consultancy Services. Foi realizada uma pesquisa sobre os cromatismos e as formas presentes na cultura indiana, equalizadas com o guideline corporativo da TCS.

Nasceu um projeto inovador que faz uma releitura em chave contemporânea da cultura da TCS, estabelecendo uma ponte entre as características estéticas do mundo indiano e as necessidades do mundo da tecnologia, 100% globalizado.

O projeto

Do ponto de vista funcional, o projeto organiza os diferentes espaços a partir de um percurso interno, definido por uma geometria aleatória constituída de linhas retas. Aqui, as curvas, características à estética arquitetônica indiana, são simplificadas e geometrizadas.

Para quebrar o padrão corporativo dos corredores longos e monótonos, esta via interior apresenta texturas e cores variadas: alterna os pisos vinílicos coloridos com uma combinação exclusiva de carpetes (Shaw) que lembra a riqueza dos tapetes indianos.

A unidade cromática da laje vem contrastar com a variedade tanto dos ângulos como das cores do piso. O azul emblemático da TCS espelha a geometria do percurso nos dutos das instalações e do ar condicionado.

Ao longo deste percurso se encontram um TCS Customer Experience Center, os departamentos da empresa, áreas de staff, salas de reunião e espaços colaborativos, todos desenhados sem ornamentos, com linhas retas e ângulos variados.

No andar principal se encontram a recepção e a área social do escritório, assim como as salas dos executivos da companhia. O showroom, um espaço retangular que pode ser subdividido em 2 salas de reunião, e sala de projeções multimídia ou de eventos, dá o tom do projeto, multifuncional e conectado.

Neste pavimento também se encontram salas fechadas para os executivos e áreas abertas para suas equipes comerciais e de projetos, interligadas pelo percurso interno que oferece inúmeros espaços colaborativos, promovendo assim as reuniões informais e a troca de ideias.

Em outro andar, espaços abertos de trabalho foram implantados na periferia das lajes para o melhor aproveitamento da luz natural. As áreas de descompressão, como a cafeteria e o bistrô, junto com os espaços colaborativos e mais salas fechadas para os executivos, aqui também ficam ligados pelo percurso colorido e geométrico.

O terceiro dos andares ocupados pela companhia é marcado por um intercalado entre áreas abertas e fechadas dedicadas a operações. A via interna cria uma permeabilidade entre os departamentos e permite fácil acesso à sala de treinamento, data center, áreas de descompressão e wellness, setor de apoio e serviços. Os espaços colaborativos e phone booths são distribuídos nos 4 ângulos do percurso interior, para facilitar as interações e melhorar o compartilhamento das informações e dos conhecimentos.

Respeituoso da tradição e dos códigos culturais da empresa indiana, o espaço de vida e trabalho projetado pelo escritório Arealis para a Tata Consultancy Sevices não deixa de estar à frente das tendências da arquitetura corporativa, ou seja, confluente, reconfigurável e conectado.

Com vias internas garantindo um bom fluxo das informações e das pessoas, e pontos de confluência promovendo os encontros informais, a nova sede da TCS se torna a expressão física de um projeto de gestão flexível, adaptável e inovador.

www.arealis.com.br