O estilo escandinavo se mescla ao industrial, num mix equilibrado, com personalidade. Tons sóbrios para um mood elegante e sofisticado

Em menos de dois meses, a arquiteta Nayara Macedo decorou este apartamento alugado em Miami para ser o primeiro lar do Gabriel, brasileiro com 28 anos, que atua no mercado financeiro. O imóvel fica localizado no coração da Brickell, o bairro mais badalado e moderno da cidade de Miami, com vistas, de um lado, a Baía de Biscayne; do outro, o skyline mais moderno da cidade; à frente, a famosa rede de hotéis East, que tem um dos rooftops mais bonitos e cobiçados de Miami.

Gabriel queria um apartamento masculino, com decoração moderna, em cores escuras e mood elegante, pensado para receber os amigos. Outra demanda importante foi o curto prazo na execução do projeto. Quando o contrato foi fechado, ele já estava se mudando. Logo, a arquiteta precisou preparar a base do apartamento de forma imediata. Com a questão do baixo estoque na maioria das lojas e fornecedores por conta da pandemia, cumprir a missão de entrega rápida de móveis que se encaixavam no layout e no gosto do morador foi um grande desafio. Como o apartamento é alugado, havia a preocupação com o budget investido no imóvel e, principalmente, no mobiliário. Afinal, os móveis precisariam ser facilmente reaproveitados em outro apartamento, com planta similar nos EUA.

Por se tratar de apartamento alugado, não houve modificações na planta. “Gabriel tem interesse em comprar o imóvel, mas, antes, preferiu sentir como seria morar neste bairro”, conta a arquiteta Nayara Macedo. Salvo as fotografias de Eduardo Rezende, que vieram da residência anterior, praticamente todos os itens da decoração são novos. A miniatura do carro de fórmula 1, que ganhou lugar de destaque na sala, também já era do cliente, que foi piloto de kart por 5 anos.

Todos os móveis foram adquiridos em lojas online. Já os acessórios e a produção foram cuidadosamente garimpados em lojas populares, como Ikea, West Elm, CB2 e Home Goods. “Não definiria este projeto como low cost e sim como high-low. Afinal, há clássicos do design contemporâneo, como a poltrona Charles Eames, a mesa Saarinen e as cadeiras Wishbone, misturados com peças garimpadas em lojas mais populares”, explica a arquiteta.

A decoração ficou moderna, urbana, clean, minimalista, com toque contemporâneo, em sintonia com as últimas tendências no décor. A paleta é neutra com tons sóbrios para um mood elegante e sofisticado. A presença de elementos naturais, como o painel ripado em madeira, o linho, as texturas, os galhos em composição orgânica e as fotografias que retratam a própria natureza, deixaram os ambientes mais acolhedores.

Mesmo dominada por tons escuros (como preto e cinza), reservando os tons mais claros para objetos decorativos e pequenos detalhes, o resultado final ficou bastante leve. “A combinação do clássico preto e branco com o cinza é infalível para uma proposta elegante, moderna e atemporal. Se entrar madeira no meio, os ambientes ficam mais acolhedores”, justifica a arquiteta, que também inseriu pitadas de azul no projeto.

Autora do projeto: arquiteta Nayara Macedo – escritório:Brick Group USA – Miami / Grupo Brickell – Brasil – @naymacedodesign

Produção visual: Suzane Macedo – @suzanezmacedo