29/01/2019 — Texto: Lara Savana | Fotos: Divulgação

Projetada e fabricada pela equipe liderada pelo professor Xu Weiguo, da  Tsinghua University, a ponte impressa em 3D abrange 26,3m com uma largura de 3,6m

Em parceria com a empresa de gestão de investimentos, Shanghai Wisdom Bay, a maior ponte impressa em 3D com estrutura em arco, foi inspirada na antiga Ponte Anji em Zhaoxian, China.

Antes da impressão, o projeto envolveu a impressão da ponte em escala 1:4, um modelo físico para realizar o teste de falha de estrutura, afirmando que a ponte poderia receber pedestres na superfície.

A fabricação da ponte compreende um sistema de concreto de impressão 3D desenvolvido de forma independente, integrando tecnologias como design arquitetônico digital, geração de caminho de impressão, sistema de controle de operação e ferramentas de impressão de última geração.

A ponte foi construída com 44 unidades de concreto ocas impressas em 3D, enquanto os guarda-corpos foram divididos em 68 unidades. Os componentes da ponte foram impressos a partir de materiais compósitos, contendo concreto com fibra de polietileno para auxiliar no desempenho estrutural de materiais convencionais.

Os componentes de concreto dessa ponte foram totalmente impressos com dois sistemas de impressão 3D com braço robótico ao longo de 450 horas.

A ponte é caracterizada por alta eficiência de impressão, alta precisão de moldagem e alta constância no trabalho prolongado.