23/06/2021 — Texto: Kerimov Architects | Fotos: Dmitry Chebanenko

Jogo de texturas e materiais enobrecem a arquitetura do interior do apartamento no complexo residencial ‘Nasledie’, em Moscou

O escritório de arquitetura Kerimov Architects projetou o interior de um apartamento de 145 m² para uma família com filhos, em Moscou – Rússia.

Um hall luminoso e um longo corredor estreito, visualmente ampliado por espelhos, articulam o espaço, conduzindo à sala de estar, o centro informal do apartamento.

A sala de estar, conjunta com a sala de jantar e a cozinha, é um espaço multifuncional onde a família se reúne e se reúne com os amigos. Este espaço é convencionalmente dividido em duas partes: na primeira, há uma cozinha, um balcão de bar e uma sala de jantar, na segunda, uma sala de estar. O primeiro é desenhado em cores com predominância dos tons de marrom e bege, e o segundo é em branco, tons de cinza com toques vivos de azul. Eles estão unidos por sutis manchas gráficas de preto: lâmpadas de piso, uma mesinha de centro Minotti na sala de estar, uma TV, nichos de um bloco de cozinha, um forno, banquetas de bar da Cattelan Italia.

A combinação cromática é destacada pelo jogo de texturas e materiais: as superfícies brancas brilhantes dos armários e do balcão contrastam com o móvel folheado a madeira da cozinha Cesar e a mesa de madeira Bonaldo. Eles são visualmente unidos por um lustre central com uma faixa de metal e difusor de vidro da Fine Art Handcrafted Lighting.

Na sala, o sofá Minotti cinza claro não só combina com a cor, mas também com a textura do tecido com a parede em favo de mel da Porcelanosa. Como destaque de cor, há uma cadeira da marca B&B Itália e almofadas decorativas no sofá. Os arquitetos aplicaram uma solução de design interessante: dois armários embutidos e opostos entre si, fachadas monolíticas que escondem muitos espaços funcionais de arrumação: prateleiras, gavetas, etc. Assim, a área útil aumenta e a divisão fica sem ruído visual. Os armários são feitos sob medida de acordo com os esboços dos arquitetos Kerimov.

Da sala, é possível ver uma parede verde com iluminação perimetral e um espelho refletindo a segunda parte do espaço multifuncional. Ao lado, há um banheiro social, cujo interior é feito com o contraste de texturas de ladrilhos de grande formato cor de bronze e a textura fracionada de uma parede preta (Mirage, Marazzi). A cor verde da parede não é acidental e discretamente repetida na pia retangular original.

O quarto principal foi projetado em tons neutros de creme de café. Uma característica do interior é um painel de parede em espinha, desenhado a partir de esboços por Kerimov Architects. Isso define um ritmo vibratório em todo o espaço e ecoa o design do banheiro principal adjacente. A cabeceira estofada da Meridiani ao longo de toda a largura da parede envolve as mesinhas de cabeceira San Giacomo. A monotonia da cabeceira enfatiza a textura do painel de parede. Luzes suspensas leves e sutis criam uma atmosfera relaxante e romântica. O quarto também tem uma área funcional: um gabinete de TV multinível da San Giacomo serve tanto como estante para livros e revistas quanto como espaço de trabalho. A poltrona de couro azul Baxter lembra a cor de destaque já usada na sala, seguindo o jogo de texturas. A luminária de piso de metal linear ecoa as pontas de latão da cadeira e não chama muita atenção para si mesma.

O banheiro principal é projetado principalmente em cores claras e aconchegantes. A iluminação no teto e nos nichos desempenha um papel especial, conferindo mais intimidade ao interior do banheiro e revelando a beleza do grés porcelânico com grão de madeira da marca Mirage. Os metais são da marca Antonio Lupi.   Já o banheiro infantil é feito em tons de grafite. Tem como característica as texturas originais: Grés Porcelânico Mirage e Tijolos Metálicos Sicis. Texturas brilhantes e uma abundância de espelhos iluminam visualmente o interior.

O jogo de texturas e cores também se apresenta no quarto das crianças,  um espaço multifuncional com imagens ricas. O quarto parece dividido em duas zonas: para dormir e trabalhar. As camas criadas por Kerimov Architects são curiosamente compostas em divisões e molduras rítmicas. Murais de parede e luminárias divertidas em forma de rosa acrescentam poesia e imaginação. O espaço de trabalho é organizado em torno de uma grande janela para fornecer muita luz natural. Gavetas extensíveis debaixo da mesa e uma estante alta do Lago com unidades de tamanhos diferentes mantêm o quarto arrumado.

Kerimov Architects – www.kerimov.us@kerimov_architects