21/11/2017 — Texto: Cintian Moraes | Fotos: Divulgação

Ficar sem energia elétrica ou até mesmo sofrer algum acidente com eletricidade são riscos que podem ser evitados se no momento da construção ou da reforma for realizado um projeto seguro e com materiais de qualidade.

Muitos ainda acreditam que os projetos elétricos são uma parte menos importante do planejamento. De acordo com Marcio, da Elétrica AMN, o projeto deve ser pensado logo no início da obra com a escolha certa dos materiais a serem utilizados.

Um estudo realizado pelo Instituto Brasileiro do Cobre (Procobre), apontou que acidentes com eletricidade causaram 599 mortes no Brasil em 2016. Desses, 171 foram acidentes domésticos. A pesquisa avaliou ainda, a partir de uma amostra de 999 domicílios, as condições das instalações elétricas residenciais. Segundo o estudo, apenas 29% das residências brasileiras têm projeto elétrico e 52% não têm fio terra.

“Os dados são preocupantes e além dos riscos, qualquer necessidade de readequação das instalações elétricas pode gerar mais despesas, pois para serem instalados novos equipamentos é preciso quebrar o chão, parede e/ou teto”, explica Marcio.

No projeto é possível contar com os pontos de iluminação e a partir disso adquirir os interruptores respectivos, também os pontos de tomadas que variam de quantidade de um ambiente para o outro, e observar as amperagens ou voltagens para cada item.

“Com o projeto definido é possível fazer o orçamento completo e economizar com os acabamentos, porém em relação aos fios e disjuntores, aconselho sempre adquirir produtos de boa qualidade, pois assim a segurança das pessoas pode ser garantida”, ressalta.

Seja para reforma, construção ou compra de um imóvel, opte sempre por um bom projeto e exija materiais certificados.

Confira algumas dicas para uma instalação segura.

  • Contrate um profissional habilitado para a realização dos serviços;
  • Opte por realizar o projeto elétrico antes da construção ou da reforma;
  • Se possível realize junto com o mobiliário para que sejam definidos os pontos de iluminação, tomadas e interruptores;
  • Utilize apenas produtos que oferecem o nível mais elevado de segurança e evitam o desperdício de energia elétrica.

Especializada há mais de 30 anos no segmento de materiais elétricos, a Elétrica AMN, conta com uma ampla variedade de marcas e produtos. Além de possuir experiência em negociar com fornecedores em busca dos melhores produtos do mercado, ainda oferece condições mais acessíveis para os seus clientes. Entre os fatores que fazem com que a empresa tenha conquistado o seu espaço no mercado estão a busca por produtos práticos e modernos, a agilidade na entrega e o respeito pelos consumidores.

Endereço
Rua Mariana de Andrade Tavuencas, 240
Jd. Archila | Votorantim | SP

Contato
15 3243.1667 | 3243.4998 | 3343.4300

[email protected]
www.eletricaamn.com.br

Tire suas dúvidas com um Arquiteto

Preencha o formulário abaixo com suas dúvidas e nossa rede de profissionais entrará em contato em breve!