20/12/2019 — Texto e fotos: Construtora Planeta

Empreendimento da Construtora Planeta terá 44 pavimentos e 141 metros de altura; trata-se de um dos mais altos, imponentes e luxuosos edifícios já construídos no interior do Brasil

Imponente e ousado. Raras edificações fazem jus a estes dois adjetivos com a mesma excelência do Ícone Planeta, exclusivo produto da Construtora Planeta que acaba de chegar ao mercado. Com 44 pavimentos, 141 metros de altura e unidades de até 173 m², o empreendimento, situado no Jardim Faculdade, zona sul de Sorocaba, já é considerado um marco na história da construtora e do mercado imobiliário do país. A previsão de sua entrega é abril de 2023.

O Ícone Planeta foi concebido para ser um patrimônio de Sorocaba. Ranking publicado na Wikipédia mostra que, na cidade de São Paulo, o conjunto de edifícios residenciais Parque Cidade Jardim tem 158 metros, portanto pouco maior (17 metros) que o edifício que será construído em Sorocaba.

O Ícone Planeta deverá ser maior que o icônico edifício Copan (também residencial), de 140 metros, conforme a lista publicada na Wikipédia. Para se ter uma ideia, o edifício Altino Arantes (conhecido como prédio do Banespa) tem 161 metros e o Mirante do Vale, mais alto da capital paulista, mede 170 metros. No Brasil, os maiores edifícios são as duas torres Yachthouse Residence Club, em Balneário Camboriú, Santa Catarina. Cada um tem 281 metros e 81 pavimentos.

“Inovação é o que nos move. O Ícone Planeta é um empreendimento diferente de tudo o que já se viu no interior do Estado de São Paulo. Não se tem registro de um edifício tão imponente e com características tão exclusivas. Detém um projeto altamente moderno e ousado, com infraestrutura e arquitetura robustas e luxuosas. O produto já é um marco na história da construtora e elevará Sorocaba a um novo patamar do mercado imobiliário”, afirma Ricardo Guimarães, diretor-presidente da Construtora Planeta.

Execução do projeto conta com profissionais de ponta

O ousado e exclusivo projeto foi estruturado pelo renomado escritório Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados, de São Paulo (SP), que assina empreendimentos reconhecidos mundialmente como Brascan Century Plaza, Top Towers, Sesc Av. Paulista, Almagah, Canvas, entre outros. Já o cálculo estrutural do empreendimento está sendo feito pelo escritório França & Associados, referência no país com cases de sucesso como Convention Corporate Plaza – Bourbon Ibirapuera, São Paulo Corporate Towers, Çiragan, Square Choice Santo Amaro e outros.
Integra a força de trabalho do Ícone, ainda, a empresa Addor, responsável pela compatibilização e coordenação do empreendimento. Atualmente, a Addor coordena também o projeto Cidade Matarazzo, obra extremamente complexa na cidade de São Paulo (SP).

A Construtora Planeta firmou parceria com os melhores projetistas da capital, apostando na modelagem BIM para otimizar os processos. O Building Information Modeling (BIM), em português, Modelagem da Informação da Construção, é o novo conceito quando se trata de projetos para construções. Diferente do desenho usual em 2D, uma mera representação planificada do que será construído, a modelagem com o conceito BIM trabalha com modelos 3D mais fáceis de assimilar e mais fiéis ao produto final. Em uma comparação simples, seria como abandonar a ideia de fazer o planejamento desenhando mapas e trabalhar diretamente com maquetes.

O resultado é fruto de um processo de projeto com intensa interação entre arquiteto e cliente. Originalmente, o pedido do cliente era de desenvolvermos um edifício residencial com aproximadamente 80 metros de altura. No entanto, ao avaliarmos e discutirmos as características do terreno e do produto, surgiu o desejo de construir um edifício que ficasse como referência na cidade ao verticalizar mais a torre“, explica o associado sênior da Königsberger Vannucchi, Alexandre Daud.

Alexandre explica que uma das estratégias para elevar o Ícone a 44 pavimentos é o processo de escalonamento. “Desta forma, chegamos em uma configuração arquitetônica que, à semelhança de algumas referências internacionais de grandes torres, conta com diversos escalonamentos ao longo da altura do prédio”, diz. “Além disso, a configuração de 3 apartamentos por andar em formato triangular se encaixou perfeitamente no terreno angulado, garantindo visuais livres, ótima iluminação e ventilação cruzada para todas as prumadas de apartamentos, e resultando em uma volumetria singular a ser observada a partir de diversos pontos de vista de Sorocaba e do entorno próximo”, afirma.

Segundo o associado sênior da Königsberger Vannucchi, o maior desafio do Ícone Planeta foi, como não poderia ser diferente, sua gigantesca estrutura – o projeto passou por testes no Canadá para que fosse aprovado. “Não só pela altura, mas principalmente pela esbeltez do prédio, o qual passou inclusive por testes em túnel de vento. A solução proposta pelos engenheiros responsáveis pelo cálculo estrutural previu, entre outras coisas, espessas paredes de concreto circundando o núcleo de circulação vertical, no centro da torre, que se apoiam sobre uma fundação constituída por um grande bloco de 1.600 metros cúbicos de concreto, garantindo a estabilidade do edifício”, explica.

Os projetos de iluminação e paisagismo serão um dos pontos altos do empreendimento. “Os escalonamentos do edifício serão iluminados permanentemente à noite, alimentados por um sistema de placas fotovoltaicas, de forma a reforçar a sua presença como uma referência na cidade. Além disso, a iluminação também servirá para valorizar o paisagismo e trazer segurança e conforto aos passeios públicos, observando-se que o projeto minimizou o uso de muros e gradis deixando um grande jardim aberto para a cidade, uma gentileza urbana”, detalha Alexandre Daud.

Infraestrutura

O Ícone foi projetado para ser único e exclusivo, assim como seus futuros moradores. Além dos 44 pavimentos e 141 metros de altura, o empreendimento contará com unidades de 150 m² com três suítes em sua configuração padrão, 155 m² e 173 m², esta última com quatro dormitórios e duas suítes na configuração padrão, podendo ter até três suítes caso seja personalizada. O morador poderá ter, ainda, de duas a quatro vagas de garagem, algumas com depósito.

Os apartamentos contam com janelas com persiana elétrica com acionamento por controle remoto nas suítes e dormitórios, pisos com atenuação de ruído, infraestrutura completa para instalação de ar condicionado na suíte máster e sala; tomada USB nas suítes e dormitórios, sistema de recirculação de água quente, terraço e áreas molhadas com porcelanato retificado, infraestrutura para instalação de coifa na cozinha e terraço, infraestrutura para triturador de alimentos e infraestrutura para churrasqueira a gás, planta com hall social privativo, lavabo de serviço e social e cozinha integrada ao terraço gourmet, elevadores de alta velocidade com controle de acesso, possibilidade de personalização das unidades, ponto elétrico para automação de cortina na sala e ponto de água para geladeira, além de descarga com sistema dual flush.

A área de lazer conta com piscina para adultos com raia de 25m, piscina infantil e deck molhado, playground, pet place, praça de convivência com pergolado, espaço gourmet e salão de festas com possibilidade de integração entre os ambientes, brinquedoteca, Sky Lounge & Gourmet e Sky Health Club & Spa – ambos com vista panorâmica da cidade nos 21º e 29º andares -, bicicletário e sala fitness, que compreende um mezanino com academia e espaço de pilates em uma área de 70 m². Para garantir a segurança de moradores, visitantes e funcionários do condomínio, adotou-se uma série de medidas: sistema de proteção perimetral com sensores conectados ao sistema central de segurança, instalação de sistema de circuito fechado de TV (CFTV) com câmeras posicionadas junto aos portões, hall de entrada e acesso de veículos com envio de sinais para a central de segurança e implantação de sistema de controle de acesso de veículos por sistema Tag RFID. Este sistema contempla a utilização de portões automatizados com clausura, etiquetas Tag e antenas para leitura das etiquetas.

Entre os diferenciais do empreendimento estão portaria com guarda volumes, hall com entrada social e de serviço independentes, vagas para visitantes, wi-fi nas áreas comuns, energia fotovoltaica para área de lazer, ponto para recarga de carros elétricos com energia fotovoltaica, containers independentes para coleta seletiva e lixo comum, iluminação de áreas comuns em LED, sistema de reuso de água pluvial para torneiras de lavagem e irrigação, Programa de Gestão de Controle dos Resíduos da Construção e uso de madeira certificada, portaria com clausura de pedestres e veículos, depósito para o condomínio, infraestrutura para ar condicionado em toda a área comum, infraestrutura para som e vídeo na academia, espaço gourmet, lounge e salão de festas, grupo gerador para abastecimento de toda a área comum e carrinhos de compra para apoio nos subsolos.

Região privilegiada

Para o melhor empreendimento, a melhor localização. O Ícone estará situado na região mais nobre e valorizada de Sorocaba, em frente ao Colégio Uirapuru e próximo a corredores comerciais como as avenidas Antônio Carlos Comitre e Washington Luiz e à Rodovia Raposo Tavares, que facilita o acesso a cidades vizinhas e à capital, além de outros bairros de Sorocaba.

No entorno do Ícone está um mix diversificado de comércios e serviços e outras facilidades como shoppings, restaurantes, bares, baladas, farmácias, escolas, faculdades, cursinhos pré-vestibulares, hospitais, clínicas, igrejas, parques, praças, pistas de caminhada, redes de fast food, academias, padarias, supermercados e hipermercados e o Sesc Sorocaba, que possui uma gama de atividades culturais e de lazer.

Possibilidade de personalização

Além de toda exclusividade do empreendimento, os futuros moradores do Ícone poderão receber seu apartamento da forma como sempre sonharam através do programa Personaliza Planeta.

O programa foi criado para oferecer uma experiência única aos clientes através da personalização de sua unidade sem a preocupação com obras e reformas. O apartamento é entregue com tudo executado e da forma planejada.

Dentre os itens oferecidos, o cliente poderá escolher composições de pisos e revestimentos de parede, composições de bancadas, louças e metais, equipamentos como churrasqueira a gás, ar condicionado e fechadura eletrônica e um projeto de forro com iluminação e sistema de som ambiente. Cada composição foi escolhida e pensada frente às novas tendências do mercado e necessidades dos moradores.

Para saber mais, acesse: www.construtoraplaneta.com.br/empreendimentos