31/01/2019 — Texto: Lara Savana | Fotos: Maira Acayaba

Localizado no centro histórico da cidade de Manaus, próximo ao Teatro Amazonas, o projeto é do Escritório AMZ Arquitetos

O projeto teve como premissa envolver o restauro de uma casa construída no período áureo da borracha, vivido entre o fim do século XIX e início do século XX, além da construção de um novo edifício no centro do local.

O sobrado teve o piso do seu antigo porão rebaixado para acomodar a recepção do hotel. Suas paredes foram descascadas, deixando à mostra os arcos de pedra e tijolos da fundação original que sustentam o vigamento de madeira.

O restaurante ocupa os cômodos do andar superior, onde as esquadrias e piso de madeira originais também foram recuperados.

Ocupando o centro do local, o edifício das suítes encosta em uma das laterais do lote, liberando a outra metade para a piscina e jardim que constituem um microclima próprio, mais ameno e sombreado.

A concepção do projeto de interiores partiu da intenção de preservar a atmosfera e a cultura local. O desenho dos bancos e luminárias se integram à linguagem da casa, e utilizou-se as mesmas cores, materiais e revestimentos da construção original. Ferro e madeira mesclam-se a elementos de cestaria indígena e artesanato regional.

Saiba mais em www.amzarquitetos.com