10/04/2019 — Texto: Lara Savana | Fotos: Divulgação

Lançado em 2016, o app é uma ferramenta gratuita e colaborativa para consultar e avaliar a acessibilidade dos locais

Você sabe o que de fato significa “urbanismo”? O termo está claro no dicionário: “Urbanismo é a técnica que permite criar condições adequadas de habitação às populações das cidades”. E é exatamente isso que Bruno Mahfuz fez quando criou o aplicativo Guiaderodas.

Bruno é cadeirante desde os 17 anos, quando sofreu um acidente de carro. Desde então passou por diversas experiências negativas devido à falta de acessibilidade nas cidades. A vivência na cadeira de rodas o fez perceber que um mundo mais acessível vai muito além dos cumprimentos das normas, afinal, para ter acessibilidade de verdade, é necessário que um conjunto de práticas sejam cumpridas diariamente, dentre elas: a infraestrutura de uma cidade e a conscientização da sociedade sobre a importância desse tema.

Foi seguindo esse princípio que Bruno idealizou e fundou o Guiaderodas, um aplicativo voltado à acessibilidade, que tem a missão de informar, conscientizar e certificar espaços, proporcionando uma vida mais autônoma e inclusiva para os cadeirantes.

Através do Guiaderodas, qualquer pessoa pode relatar o nível de acessibilidade dos locais que visitam, assim, essas informações ficam disponíveis para todos. Um dado curioso é que 80% dos usuários que avaliam os locais no app são voluntários sem deficiência.

Atualmente o aplicativo tem informações sobre mais de mil cidades em 85 países e foi escolhido no World Summit Awards 2016, organizado pela ONU, como a melhor iniciativa para acessibilidade e inclusão. Em 2018, o App recebeu mais um reconhecimento internacional pela União Internacional de Telecomunicações (ITU-ONU) como melhor aplicativo de acessibilidade das Américas.

Somado ao guia de locais acessíveis, Bruno criou a Certificação Guiaderodas, reconhecimento às melhores práticas de acessibilidade. A metodologia envolve a avaliação do local por arquitetos especializados, por pessoas com deficiência e por aqueles que trabalham no local, que são treinados para melhor atender as pessoas com qualquer restrição de mobilidade.

A empresa ou empreendimento que conquista a Certificação Guiaderodas gera não apenas padrão de excelência no mercado em infraestrutura e atendimento, como também oferece bem-estar e, dessa forma, atrai mais clientes.

Para saber mais, acesse: www.guiaderodas.com