17/10/2019 — Texto: VIERO arquitetura | Fotos: Cristiano Bauce

Gastrobar reúne arquitetura, gastronomia, cultura e lazer no centro histórico de Porto Alegre

O restaurante 360 POA gastrobar é um complexo de restaurante e bar, estruturado em metal, vidro e madeira, com uma forma inconfundível de um prisma cilíndrico cuja estética relembra a arquitetura industrial moderna da década de 30/40 – que parece querer “pousar” sobre as águas do lago que banha o centro histórico da Capital do Estado do Rio Grande do Sul, no sul do Brasil. A estrutura principal comporta o grande salão de vidro e ainda abriga a cozinha técnica e a casa de máquinas.

Conectado ao elemento arquitetônico principal encontra-se uma praça externa em forma de deck, que serve para apreciação da atmosfera lacustre e do pôr do sol preferido dos porto-alegrenses. A área externa foi guarnecida com um container operacional onde funcionam o bar, o depósito e os vestiários de funcionários.

O projeto é assinado pelo escritório VIERO arquitetura + SILVIA BENEDETTI arquitetos associados. O restaurante é parte integrante do projeto urbanístico e paisagístico do parque público, chamado Parque Moacyr Scliar, homenagem ao homônimo escritor gaúcho – encomendado pela Prefeitura Municipal ao arquiteto e urbanista brasileiro Jaime Lerner.

Projeto arquitetônico

A proposta arquitetônica, com sua silhueta leve e transparente, literalmente adentra nas águas do estuário, e coloca em evidência sua materialidade, composta de metal, vidro e madeira – teto, vedações verticais e inclusive piso são em vidro incolor. A inspiração industrial integra-se à memória original da antiga Usina termo elétrica que abastecia a cidade de Porto Alegre no século anterior, e que hoje é um centro cultural tombado pelo patrimônio histórico da cidade de Porto Alegre preservado na paisagem, chamada Usina do Gasômetro.

O gastrobar – desenvolvimento arquitetônico e de interiores:

Coube aos arquitetos Alexandre Viero, Silvia Benedetti e Sheila Bitencourt – Viero arquitetura e Silvia Benedetti arquitetos associados, respectivamente – o desafio conjunto de projetar o complexo do restaurante bar, readequando as funções e acrescendo a praça externa, numa troca recíproca com as equipes da PMPOA. O projeto foi elaborado tendo duas premissas originais: A experiência do usuário para apreciação da paisagem tão significativa aos porto-alegrenses e a valorização das visuais do entorno – tanto da paisagem, quanto do patrimônio histórico (prédio da antiga usina de gás da cidade, transformada em centro cultural na década de 90) e sua relação iconográfica no centro histórico da cidade.

Foram priorizados elementos de caráter industrial, em cores e padrões sóbrios e materiais sustentáveis, em estruturas pré-fabricadas, pensando também na agilidade executiva, durabilidade e proximidade como as áreas náuticas do antigo porto da cidade.

O programa foi desenvolvido para atender 500 pessoas, simultaneamente – considerando área interna e externa, e conta com container naval de 40 pés, praça com decks de madeira natural destinado ao happy hour e contemplação, com 342 metros quadrados. No salão a área interna é de 300 metros quadrados, destinado para almoços e jantares.

O projeto inclui o paisagismo integrado ao preexistente do Parque e acrescentou plantas nativas do Rio Grande do Sul, como as pitangueiras em vasos e espécies brasileiras, como os guaimbés (filodendros) que recepcionam o acesso à esplanada.

O 360 POA gastrobar, inaugurado em outubro de 2018, tornou-se referência turística, gastronômica e de laser para a cidade de Porto Alegre.

Para saber mais, acesse: www.vieroarquitetura.com.br