12/01/2017 — Texto: Cobogó Relações Publicas | Fotos: Maíra Acayaba

SuperLimão Studio assina fachada com envoltório metálico que remete aos origamis.

Com o desafio de propor uma fachada nova a uma edificação já existente em uma avenida de grande fluxo, que conferisse visibilidade e transmitisse atributos ligados à uma centenária marca de mobiliário corporativo, o SuperLimão Studio foi convidado pela Riccó, considerada uma das principais empresas do segmento de mobiliário corporativo do Brasil e que completou 140 anos em 2016, para assinar o projeto da fachada do seu novo espaço em São Paulo. Em um terreno de esquina na Avenida Brasil, Riccó se estabelece reforçando seus conceitos mais importantes como a tradição e a precisão de sua produção.

Após diversos estudos de materiais e volumetria, optou-se por um envoltório metálico remetendo a Origamis e inspirados pelo modelo Miura-Ori, criado pelo astrofísico japonês Koryo Miura. Foram usadas cerca de 600 peças em chapas de alumínio composto, beneficiadas na própria estrutura fabril da Riccó.

Com uma profundidade de 70 cm, a vitrine cumpre a função de expor as diversas linhas de mobiliários da Riccó e permeia duas faces do imóvel, nas duas esquinas, e é conectada na entrada da loja, virando uma peça única.

Para viabilizar a execução, criou-se uma grande grade de suporte que poderia se repetir por diversas vezes cobrindo toda a superfície. Em toda a fachada – são 33 metros de comprimento frontal – foram utilizadas somente duas formas, losangos e triângulos, que podem ser de cores diferentes (cinza e branco), perfurados ou planos.