14/10/2020 — Texto: dc33 Comunicação | Fotos: Leandro Moraes 

Arquitetura moderna, design limpo, linhas retas, área social integrada, e espaço de sobra para as horas de lazer e o contato com a natureza

Com o fim do inverno – e as temperaturas altas dando o ar da graça desde a primavera –, quem não sonha com uma casa de praia? A arquiteta Patricia Penna, do escritório Patrícia Penna Arquitetura e Design, realizou o sonho de um casal com filhos jovens, que sonhavam com um endereço no litoral Norte de São Paulo, para desfrutarem os finais de semana, feriados prolongados e, sobretudo, a temporada de férias de verão com familiares e amigos. “Levamos para o projeto um estilo urbano, sem traços comumente encontrados em casas do litoral. Ainda assim, elevamos a poesia que emana uma residência praiana”, declara Patricia. Para tanto, na construção, não foram usados materiais naturais como madeiras e fibras, mas a predileção por uma edificação contemporânea e com atributos que remetem aos imóveis localizados na cidade. 

Outro ponto mandatório no briefing apresentado pelos clientes, era o desejo de uma espaçosa e confortável área para receber familiares e amigos – e que contasse com a praticidade e facilidade de manutenção. Então, todo o setor social é integrado, incluindo living, sala de jantar e home theater. “Por meio de grandes portas de vidro instaladas, os ambientes internos são conectados ao setor de lazer composto pelo espaço gourmet e a ampla varanda”, explica Patrícia. Foram especificados acabamentos e revestimentos resistentes e duráveis, de descomplicados processos de limpeza e manutenção. No mobiliário, peças aconchegantes, com design ‘limpo’ e que dialogam com a arquitetura e o modo de vida dos clientes, foram dispostos em todo setor social.

Dentro da casa, o destaque fica para o diálogo da arquitetura com o design e acabamentos dos móveis. Ademais, os grandes painéis de madeira, com portas de correr são outro forte atributo do projeto. Na sala de estar, toques de azul se fazem presentes no décor, como no tapete de estampa geométrica e na tela, com gradientes da cor. No equilíbrio e na quietude de uma residência de praia, os móveis reforçam a sobriedade da paleta de tons claros. Oposto ao estar, a mesa de jantar redonda – perfeita para o “tête-a-tête” durantes as refeições, é acompanhada de cadeiras ‘Jackie’. Bem próxima, a magnitude da estante sob medida produzida pela Ornare cumpre muito além de uma função estética. Abrigando livros, louças e objetos decorativos, a preciosa caixa de vidro tem a incumbência de dividir os ambientes, preservando a caixa da escada que acessa o pavimento superior da residência.

Na varanda externa, um décor para apreciar o melhor da vida, sem ver as horas passarem. Perfeito para um final de tarde – pós mar ou piscina. Os móveis do estar ora de linhas retas, ora orgânicas, são a definição do conforto. Ainda na área coberta, oposto ao estar, uma área gourmet com mesa para 10 pessoas.

No andar superior, as suítes evocam layouts muito bem resolvidos por meio de um décor minimalista e tons leves e repousantes. A madeira clara marca presença com efeitos únicos… seja no revestimento das paredes com o efeito modulado ou ripado. As amplas janelas também são estrelas, introduzindo o prazer da abundante luz natural.

 

Conheça mais projetos de Patrícia Penna em www.patriciapenna.arq.br