A reforma na residência portuguesa, de 130m², na Vila de Cascais, teve como resultado uma reinterpretação de sua linguagem original

O projeto é assinado pelo escritório ESQUISSOS – Arquitectura e Consultoria, que teve como um dos grandes desafios da obra as dimensões reduzidas do terreno, tendo que adaptar a escala do projeto para gerar uma residência portuguesa aconchegante e confortável.

O escritório optou por criar uma linguagem nova para a residência portuguesa, elaborando uma reinterpretação dos materiais aplicados tradicionalmente na Vila de Cascais.

A residência portuguesa ergue-se de forma uniforme em frente à rua, mantendo a identidade e as linhas originais do edifício, respeitando o imaginário do seu entorno.

A edificação funciona em quatro níveis diferentes, três deles unidos por uma escada que faz parte da nova linguagem arquitetônica. De forma que pudesse haver um maior aproveitamento do espaço e da luz, as áreas da residência foram criadas para ser bastante amplas, especialmente no piso 1, ao nível da rua, onde o espaço é completamente aberto, criando a sensação de amplitude.

Nos pisos intermédios desenvolvem-se quartos e banheiros, sendo que o terceiro piso contempla uma varanda recuada, que permite o acesso ao último nível, onde encontramos um terraço espaçoso.

Para saber mais, acesse: www.esquissos.net