15/02/2019 — Texto: Lara Savana | Fotos: João Morgado

Uma das premissas do projeto foi preservar os elementos estruturais das vigas de madeira dos pavimentos, a caixa de escada e as suas paredes de tabique

O projeto de restauração do edifício habitacional é do Escritório Meireles Arquitectos e foi realizado na cidade de Porto, em Portugal. Já o projeto de interiores ficou por conta de Marta Sá Carneiro.

Desde o interior até o exterior, o projeto teve o objetivo de valorizar a rua dos Mercadores, contribuindo para a identidade e movimento da mesma. Por sua vez, o espaço de comércio e serviços localiza-se no piso -1 e 0, com entrada pela rua de São João.

Toda a estrutura dos pisos existente no local foi aproveitada, tratada e reforçada, garantindo o bom desempenho estrutural. No piso 6, toda a estrutura existente foi substituída, bem como a sustentação que compõe a cobertura.

Projetaram-se duas áreas de luz nas águas furtadas dos telhados, com desníveis interiores, de espaços, que permitem contemplar uma vista magnifica para o rio Douro, permitindo vislumbrar a partir dessas frações um pouco da história da cidade.

As portas de madeiras interiores foram substituídas por semelhantes exemplares, com o requinte dos puxadores dourados, assegurando que todo o conjunto satisfaça o bem-estar de quem os utilizar. As lareiras, que já aqueceram os espaços, são agora novamente integradas de modo a conferir um maior conforto aos ambientes.

A caixa de escadas foi tratada, reforçada e nivelada, mantendo a sua grandiosidade por uma claraboia circular de saia, com cúpula ornamentada. Ao subirmos os vários pisos, conseguimos contemplar o saguão, com ventilação natural, apresentando o aparelho de granito à vista pintado, antecedido pela exposição do tabique.

No exterior as cantarias foram lavadas, as juntas tratadas, os gradeamentos e todas as janelas replicadas e a pintura substituída. A intervenção foi profunda e pormenorizada, para que os espaços satisfaçam as necessidades atuais com o requinte do antigamente.

Saiba mais em www.mmeireles.com