11/03/2021 — Texto: Compor Comunicação | Fotos: Acervo Olaa Arquitetura

Residência no interior de São Paulo oferece convivência com a natureza, onde as áreas verdes e abertas são o centro de interesse da casa.   

A convivência com a natureza no contemporâneo contexto urbano foi o propósito conceitual para este projeto, localizado na cidade de Americana, interior de São Paulo. Os proprietários tinham o desejo de mostrar o modo “outdoor” de viver, sem dispensar a segurança que os condomínios residenciais oferecem.  O projeto foi desenvolvido pela Olaa Arquitetos, que teve como objetivo criar um espaço onde as áreas verdes e abertas fossem o centro de interesse da casa.




A parte central do terreno é elevada a dois metros do passeio público e ali foi criada a área principal de convivência: um pátio gramado, aberto, livre de construções, elo do espaço público com as áreas sociais e de lazer. Este belvedere revela uma ampla vista para o horizonte. Contudo, os demais limites do lote aparentam menores e ao serem fechados por vegetação de pequeno porte, limpam os ruídos do entorno e asseguram a privacidade.

A construção organiza-se no plano acima e abaixo deste pátio: acima e destacada a cobertura metálica, leve e a ser contemplada, abriga a área social; abaixo e discreto no terreno, aparentemente invisível, estão as áreas íntima e de serviços.

Na área íntima, cada dormitório circunda seu próprio jardim. O conforto térmico, acústico e a umidade relativa são seus pontos altos. As árvores filtram a luz natural e trazem a sensação de bosque. As características sustentáveis estão nas coberturas verdes e na racionalização da rede hidráulica, entre outros.

O resultado deste projeto cuidadosamente pensado é o perfeito equilíbrio entre os espaços construídos e os não construídos; o que se permite ver e o que se deixa imperceptível.

Conheça outros projetos de Olaa Arquitetos em seu site www.olaarquitetura.com.br ou em seu Instagram @olaa_arquitetos