Com carta branca para realizar a reforma, arquitetos investiram no conceito aberto, na escolha de tons claros e peças com design atemporal

Confiança é a base de tudo. A afirmação pode soar como ‘clichê’, mas fundamental nas relações interpessoais e nas contratações de serviços, como o profissional que realizará a arquitetura de interiores da futura nova residência. Foi com carta branca que os arquitetos Bruno Moura e Lucas Blaia, sócios no escritório Blaia e Moura Arquitetos receberam a missão de realizar a reforma do novo apartamento de um casal de advogados e seus dois filhos. “Propusemos alterações ousadas na planta baixa do imóvel entregue pela construtora e nossos clientes acreditaram prontamente na eficácia das mudanças”, conta Bruno.

Com o conceito aberto definido como o ponto de partida, a reforma trouxe diversas alterações de paredes para integrar as duas varandas, cozinha, área de serviço e sala de estar. Com isso, a demolição de paredes foi necessária para que o apartamento ganhasse mais espaço. “Além disso, transformamos um banheiro em closet. Ambos dividem o mesmo banheiro, mas com acessos individuais”, comenta Lucas.

Nos quatro ambientes conectados, os arquitetos apostaram no piso de porcelanato cinza para dar a sensação de amplitude e continuidade. Outra solução adotada foi a retirada das portas de correr que separavam a varanda da área social: sem elas, a sala de jantar ocupou a varanda, proporcionando o privilégio da família realizar as refeições enquanto apreciam o skyline da cidade.  “Seguindo as normas do edifício, realizamos o envidraçamento da varanda, que por sua vez também contou com a instalação de persianas que protegem os móveis do sol e favorecem o bem-estar e a privacidade dos nossos moradores”, complementa Bruno.

No quesito mobiliário, os arquitetos seguiram por dois caminhos: a marcenaria planejada e móveis funcionais que atendessem tanto a demanda da residência, como também resultassem em um perfeito aproveitamento do espaço.

Seguindo o conceito aberto, na cozinha, a bancada em ilha de quartzo recebeu o cooktop e sua posição promove uma extensa visão e a interação com quem está na sala ou na varanda. Ciente da relevância de projeto luminotécnico muito bem executado, a dupla de arquitetos investiu na instalação de três pendentes logo acima da bancada e, para auxiliar a preparação de alimentos ou outras atividades perto da pia, uma fita de LED foi embutida no armário superior. Para acompanhar o efeito inox dos eletrodomésticos e a potente coifa, a marcenaria seguiu na cor cinza.

Pensando na praticidade da família, a área de serviço também ganhou uma marcenaria sob medida para dispor armários, prateleiras e suporte com cabides para pendurar roupas. A bancada extensa, elaborada em quartzo super white, está localizada na parte superior da lava e seca com abertura frontal.

Para ganhar espaço no dormitório do casal, Bruno e Lucas trabalharam em estratégias para conquistar dimensões. Poucos móveis, espelhos nas portas do armário e em uma das laterais da cabeceira favoreceram a sensação de amplitude. No décor, a cabeceira estofada com tecido e a colocação de apenas um móvel de apoio acompanhado por um pendente. “Sofisticado, o projeto da suíte incluiu também um closet, um dos espaços preferidos da moradora, que realizou o sonho de ter sua penteadeira”, relembra Bruno.

No banheiro do casal, a bancada com duas cubas e a combinação impecável dos tons claros. Com um desenho muito bem otimizado, a marcenaria acomoda a praticidade para guardar os pertences de higiene pessoal.

Na planta original entregue pela construtora, a suíte foi transformada em um dos dormitórios dos filhos. Inspirados nos personagens preferidos do menino, os heróis do HQ Vingadores estampam a parede atrás da cabeceira, onde também se encontra o suporte para apoiar a coleção de carrinhos. “O tema super-herói sempre esteve presente nas conversas de briefing”, recorda-se Lucas. Por isso, o quarto do outro filho seguiu a mesma linha com a presença de adesivos, em uma das paredes, com diversos quadrinhos de heróis, deixando o ambiente mais descolado.

Tal qual o dormitório dos pais, ambos dispõem de espelhos embutidos nas portas dos armários. Bancadas com gavetas e armários foram concebidos para apoiar a TV, videogame e o principal: fazer as tarefas de casa e as aulas online.

Projeto:Blaia e Moura Arquitetos – www.bmarquitetos.com.br – @blaiaemoura.arquitetos