21/08/2020 — Texto: Larissa Karlovic | Fotos: Hugo Santos Silva

O projeto da residência em Portugal, que tem estilo contemporâneo e formas fluidas, foi desenvolvido pelo escritório Bruno Dias Arquitectura

Os arquitetos Bruno Lucas Dias, Kevin Lopes e Catarina Serra, do escritório Bruno Dias Arquitectura foram responsáveis pelo projeto “Casa Gloma” – uma residência contemporânea de 420m² em um terreno com suave declive e pequenas dimensões, localizada nas proximidades da Vila de Ansião, em Portugal.

O contato permanente com a natureza é o mote para a definição da implantação da casa, que se desenvolve a partir de um eixo principal, que resolve todo o programa funcional do projeto e delimita as zonas sociais, privativas e serviços, e num único piso, elevada do solo e com alguns pontos de contato com o terreno, moldando-se e integrando-se a ele. A solução adotada cria pequenos pátios através de sua forma, trazendo para a arquitetura a simplicidade dos materiais e das formas encontrados na natureza que rodeia a residência.

A fachada – mais que isso, a forma exterior – é definida por duas lajes de betão, criando uma “peça” que permite grande liberdade e diversidade na criação dos espaços internos. Além disso, a casa integra-se de modo sutil ao exterior por conta da abertura de grandes vãos, que passam a ter a natureza como limite.

Para saber mais sobre o projeto, acesse: http://www.brunodiasarquitectura.pt/