08/04/2019 — Texto: Ewerton Vianna | Fotos: Elson Yabiku

No projeto desta receptiva casa, espaços integrados e funcionais foram pensados para receber com satisfação

Os moradores desta acolhedora residência em São Miguel Arcanjo (SP) solicitaram ao escritório Rafael de Aquino Arquitetura ambientes funcionais, fáceis de manter e em tons suaves, voltados, principalmente, ao convívio. O resultado foi uma casa charmosa, elegante, receptiva e integrada, onde a família, um casal com três filhos, pudesse aproveitar agradáveis momentos na companhia de quem querem muito bem.

A fachada apresenta linhas que evidenciam um estilo clássico, com telhado aparente, tons de branco na moldura e beiral, além de paredes na cor broto de feijão. Duas áreas integradas constituem a sala de estar, planejada para receber muitos convidados. O sofá e as poltronas, em tecido de linho cru, convivem harmonicamente com os móveis. Prevalecem, aqui, cores claras, sobretudo o verde, conferindo leveza. Lustres de cristal valorizam o revestimento e trazem requinte.

A sala de jantar é integrada a outros ambientes. Pelas portas de madeira, tem-se acesso à cozinha, pelas esquadrias de alumínio, ao ambiente gourmet e à varanda. Na sala de jantar, servem a família mesa e cadeiras marrons, com vidro preto. Optou-se, neste espaço, por papel de parede em tom suave.

No lavabo, o charme é o revestimento vertical em mármore, ao lado do generoso espelho que vai até o teto, dando a sensação de amplitude. A bancada é em mármore travertino nacional.

Conduz à suíte máster, no pavimento superior, uma escada em mármore travertino nacional polido, com guarda corpo de inox fosco. No paredão da escada, aplicou-se um revestimento de placa cimentícia branca, destacado por lâmpadas AR111. Na suíte máster, a cama em tamanho king size e os amplos criados-mudos têm como pano de fundo o papel de parede neutro e a cortina de linho. Tons claros, seguindo a proposta decorativa da casa, prevalecem em todo o quarto.

A área gourmet e a cozinha foram desenvolvidas com os mesmos revestimentos e modulados, dando a sensação de ser um único ambiente, separado apenas pelas esquadrias de alumínio. Nos revestimentos, apostou-se por um mix de pastilhas pretas e inox. A bancada é em granito preto São Gabriel, ao lado da mesa para refeições rápidas. Modulados em cores claras dão um toque clean.

Na área externa, aproveitou-se, ao máximo, os espaços, adaptando a piscina, o deck de madeira e a Jacuzzi para seis pessoas com cascata e ducha. O piso é acetinado retificado. Na borda e nas grelhas da piscina, foi utilizado granito branco itaunas flameado, um acabamento mais sofisticado. A ampla varanda, com convidativos móveis para descanso em azul e vermelho, servem a piscina e o espaço gourmet.


Aquino Arquitetos

Rafael de Aquino

Arquiteto – CAU: A95651-1

Michela de Aquino

Designer – ADB: 10899