O projeto Casa M16 segue uma linguagem de traços simples e planta modular, trazendo fluidez e continuidade entre os espaços

A Casa M16 está localizada em meio a outras casas em um condomínio fechado na cidade de Carpina – Pernambuco. Na busca por atender às necessidades dos clientes, o escritório NEBR Arquitetura, sob a responsabilidade do arquiteto Edson Muniz e equipe Renata Lobo, desenvolve um projeto que proporciona uma casa de fim de semana para acolher, reunir e ser motivo de encontros da família. Como resposta imediata ao lote de esquina de 30m x 15m, os dois pavimentos de traçado regulador obedecem a uma divisão pragmática na disposição dos ambientes com um desenho contínuo.

Um amplo terraço na esquina surge como uma premissa projetual, acolhendo o espaço protagonista e de maior permanência da família. A sombra designada por um expressivo pergolado metálico em chapas de aço galvanizadas e pintadas na cor amarela indica onde três gerações poderão conviver e compartilhar suas vivências.

As poucas paredes na planta térreo e o rigor na planta do primeiro pavimento possibilitam fechamentos que, de forma contínua e sequencial, conversam entre si até o plano horizontal amarelo das imponentes pérgolas. Nessas, a essência da casa se faz, harmonizando com o azul dos ladrilhos hidráulicos e destoando do todo.

Outro elemento notório na composição da casa é o conjunto de blocos de vidro dispostos em diferentes arranjos, solucionando questões de privacidade e controle na passagem de luz contida através da superfície translúcida do material. O sistema estrutural adotado foi em concreto armado, tradicional e comum na região. A coordenação modular foi seguida à risca e norteou a concepção arquitetônica seguindo um raciocínio estrutural, cuja estrutura expressa uma relação franca e direta com partido formal edificado. A Casa M16 transmite para quem nela vive a sensação de acolhimento, seja pela mínima decoração afetiva ou pelo toque regional de uma linguagem arquitetônica genuinamente simples e honesta.

NEBR Arquitetura – @nebr_arquitetura