26/02/2019 — Texto: Lara Savana | Fotos: Mano de Santo

“Punta de Mar” promove uma experiência sensorial com seu entorno, tendo como objetivo proporcionar integração com o ambiente, intimidade, conforto, relaxamento e sensação de bem-estar

Com uma área total de 74m², o espaço foi projetado para o desfrute de duas pessoas e é dividido em dois andares, com design e equipamentos minimalistas. O primeiro andar de 40m² tem uma cabine com banheiro e um terraço privado que serve como uma extensão do espaço interior. O segundo andar de 34m² é um deck de chill-out, projetado para relaxamento.

Outra característica da “Punta de Mar” é que os hóspedes têm controle contínuo de sua experiência usando um aplicativo de automação residencial que permite tomar decisões sobre aspectos específicos da acomodação, como gerenciar a iluminação, o som, as fragrâncias e o nível de segurança. Esses controles podem ser aplicados a partir da própria plataforma ou remotamente.

Vale a pena notar que a iluminação na “Punta de Mar” é biodinâmica, o que significa que reproduz a luz natural de fora para dentro. À  medida que o dia avança, a luz varia seu tom para se assemelhar às variações de luz natural.

Isto só foi possível graças aos vidros fornecidos pela Guardian GlassA unidade de vidro fornece 61% de transmissão de luz e 32% de fator solar. Isso significa que o vidro permite a entrada abundante de luz solar, bloqueia a maior parte do calor e proporciona à “Punta de Mar” excelentes níveis de isolamento térmico, controle solar, segurança e isolamento acústico, criando um núcleo com alto desempenho e eficiência energética.

O vidro não só facilita uma visão muito mais transparente, vívida e sem obstrução do mar e do ambiente natural, como também permite que os hóspedes experimentem uma integração total com seu entorno em constante mudança.

“Tendo em mente as características deste projeto, onde foi necessário resolver demandas extremas, buscamos a excelência dos vidros da Guardian Glass. Além disso, o suporte técnico da empresa também foi fundamental”, diz Francesc de Paula García, arquiteto do estúdio de arquitetura Mano de Santo.

Para o design de interiores do projeto, foi especificado o vidro Guardian SunGuard® HD Silver 20, com o objetivo de brincar com diferentes reflexos. Devido aos seus vários efeitos espelhados, a privacidade pode ser melhorada nas áreas mais íntimas, enquanto cria efeitos interessantes e divertidos em outros espaços, proporcionando uma sensação de emplitude e imersão do exterior com o interior.

“A importância do vidro, assim como de todos os outros materiais que escolhemos, tem sido essencial para uma conexão total com o entorno. O vidro, em particular, deve ter um desempenho em termos de transparência que permita isso (além do isolamento), assim como assegurar vãos de grandes dimensões para resolver também a questão do conforto. A isto, junta-se o fato do vidro utilizado na sala permitir uma experiência de 360 graus. Os hóspedes se sentem parte integrante da paisagem. É uma experiência de integração total e o vidro é fundamental para conseguir isso”, ressalta García.

Compromisso com a sustentabilidade

A “Punta de Mar” é uma iniciativa turística sustentável que não gera resíduos porque é uma estrutura modular com um sistema baseado em “Plug & Go”. Além disso, integra-se com o entorno e utiliza materiais com baixo impacto ambiental. Outro benefício é que a estrutura é rebocável por água e facilmente transportada por estrada. Isso significa que pode ser deslocada para diferentes paisagens naturais e cenários que tenham ligações de energia elétrica (como marinas ou praias privadas de hotéis) de forma a oferecer experiências únicas e exclusivas aos hóspedes.

Saiba mais em www.guardian.com/en