Família brasileira mora há oito anos fora do Brasil escolheu a arquiteta Nayara Macedo para o projeto de interiores de sua residência

Casal brasileiro na faixa de 40 anos, com três filhos. Ambos são engenheiros civis. Ela é mineira de Belo Horizonte e ele curitibano. Moram há oito anos fora do Brasil. Já moraram em Londres, Suíça e agora escolheram Miami como residência definitiva, em uma casa nova, contemporânea, localizada em Kendall, bairro residencial a cerca de 40 minutos do centro de Miami, com boas escolas na proximidade. Os clientes conheceram a arquiteta Nayara Macedo através do Instagram. A moradora viu o perfil do escritório na rede social, gostou e reconheceu que já havia várias referências do trabalho de Nayara salvas em suas pesquisas no Pinterest.

Pela primeira vez, em 8 anos morando fora do Brasil, os clientes gostariam de construir um lar com referências afetivas, móveis de qualidade, um espaço de fato planejado e projetado para atender às necessidades da família no lugar escolhido como residência definitiva, após tantas mudanças de endereço. A moradora solicitou, então, que a casa tivesse a personalidade da família: que fosse contemporânea e moderna, mas aconchegante. Ao mesmo tempo, ela precisava de uma casa prática para ajudá-la na rotina com os filhos pequenos, fácil de manter e organizar. Outro ponto importante era que cada filho tivesse seu próprio quarto, respeitando a individualidade, gostos e necessidades de cada um. Além disso, um elemento muito presente nas referências da cliente são os trabalhos em marcenaria, que ela solicitou incluir no projeto.

Não houve modificações na planta. Foi criado um espaço de churrasqueira junto à piscina, que não existia originalmente. O projeto completo de interiores contemplou a troca de revestimentos, o projeto de marcenaria, layout e decoração, terminando em 370m² de área construída em um terreno de 2000m².

A paleta de cores é neutra, montada em cima de tons brancos e nuances de cinza, mix de texturas e uso de marcenaria para aquecer e personalizar o ambiente. Cores pontuadas através das obras de arte, todas de artistas brasileiros, que ganharam destaque nas grandes paredes brancas com pé direito alto, conferindo personalidade à decoração.

O maior desafio foi o curto espaço tempo para intervir em diversos espaços. A família brasileira já estava se mudando quando contratou a arquiteta. “Tivemos que deixar a casa habitável, com os itens básicos de marcenaria, iluminação, cortinas e móveis essenciais, em um tempo recorde. Foi menos de um mês para trabalhar todos os dez ambientes, além de todos os desenhos de marcenaria”, conta Nayara.

Arquiteta Nayara Macedowww.nayaramacedo.com@naymacedodesign

Produção visual: Suzane Macedo – @SuzaneZMacedo