O escritório russo Kerimov Architects, vencedor do A’Design Award e do Architecture Masterprize, é o responsável pela reforma desta casa em Marbella

O cliente adquiriu uma casa em construção com uma área de 800 m² em Marbella (Espanha), mas não gostou da cor nem da forma e pediu ao escritório Kerimov Architects para reconstruí-la. Aí veio a difícil tarefa de transformar uma típica caixa branca em um objeto único que atenda ao gosto do cliente e ao contexto natural da área.

Para começar, os arquitetos pediram os desenhos originais ao escritório espanhol que projetou a casa. Assim, puderam analisar e estudar a tipologia dos edifícios locais e propuseram um projeto para a reconstrução desse refúgio. Nos desenhos originais, havia as direções dominantes do layout, ditando a “horizontalidade” da arquitetura, embora não estivesse evidente no projeto original. Os arquitetos reconfiguraram os volumes, criaram os toldos e telas das fachadas e enfatizaram a lógica da modelagem e a arquitetônica da casa.

As venezianas de pedra nas janelas protegem contra roubos e furtos, o que é, infelizmente, inerente à zona de luxo onde se encontra a moradia em Marbella. Toldos e persianas protegem a luz solar direta. Com sua maciça e fundamentalidade, as colunas de sustentação feitas de pedra lembram a arquitetura das fortalezas espanholas e parecem espetaculares em contraste com materiais mais leves, fileiras rítmicas e métricas de elementos de fachada. O contraste de maciço e luz na arquitetura da nova casa é inspirado na própria paisagem: as cerejeiras que crescem perto da casa são simultaneamente monumentais, como colunas de pedra, e mutáveis ​​durante o período de floração, pois os elementos de vidro da fachada refletem os diferentes estados naturais.

Kerimov Architects  –  @kerimov_architects