Decoração em tons neutros e madeira, além de ampla área de lazer com casa de chá, academia e fogo de chão são os destaques do projeto

Será que é possível medir o tamanho de um sonho? Para os proprietários desse projeto, um casal de empresários e seus três filhos, o sonho mede 1.500 m², o tamanho dessa casa de campo em Porto Feliz, interior de São Paulo. Um espaço aconchegante, amplo e convidativo, ideal para descansar nos finais de semana. A realização ficou por conta das profissionais Sandra e Isabella Caliolo, do escritório Caliolo Design.

Em um amplo terreno de 4.500 m², o projeto arquitetônico já estava em andamento quando o escritório assumiu. “Esse sem dúvidas foi o principal desafio, pegar um projeto que já estava em andamento e desenhar um projeto de interiores novo. Refazendo também um novo cálculo estrutural para que atendesse nosso projeto”, revelam as profissionais, que além do desenvolvimento de interiores, também desenvolveu nexos externos do projeto, sendo uma casa de chá, uma academia e o fogo de chão.

O ponto de partida para a decoração foi a paleta de tons claros, que foi aquecida por elementos como a madeira e o acabamento em bronze. Além disso, as sócias também apostaram na inserção de cores em alguns pontos da casa para quebrar a monotonia e trazer mais graça aos espaços. “A marcenaria foi toda concebida pela Florense, onde trabalhamos com portas de correr, ripas de madeira e personalização em cada cômodo, tudo pensado para se adequar aos desejos dos moradores”.

Área gourmet

A ampla área gourmet trouxe uma paleta de tons terrosos, que estão em alta. Além de espaço com churrasqueira, bancada para refeições e mesa para 10 pessoas. A área externa traz também uma sala de estar aconchegante para receber os amigos e um jardim vertical.

Cozinha

A cozinha com ilha é um show à parte, com elementos que roubam a cena, como a parede com revestimento em preto e branco, lustre com acabamento metálico dourado, cadeiras transparentes e acabamento do armário espelhado. Outros destaques do projeto são a adega e a cristaleira, ao lado da cozinha, “O espaço foi integrado com o restante dos ambientes, devido à existência de colunas do projeto antigo que tiveram que ser mantidas”.

Área Externa

Amplo terreno permitiu a construção de uma casa de chá. “Foi a parte que mais gostamos, pois a construção em madeira bem artesanal faz um o contraponto interessante a uma arquitetura extremamente moderna. Conseguimos introduzir um pouco da cultura oriental dos proprietários ao projeto”. Também foi criado um rebaixo no terreno para a área do fogo de chão, a ideia foi cortar o vento direto e manter o espaço protegido do frio, junto ao quente da lareira. Detalhe da academia, desenhada pelo escritório, com revestimento geométrico em tons pastel na parede.

Área Intima

Além da vista estonteante, a suíte master trouxe uma paleta de tons bem aconchegante, onde o bege faz fundo junto aos elementos da madeira. Destaque para o lustre que traz um toque sofisticado ao espaço. Há ainda uma escrivaninha, que permite o home office na casa de lazer também. O banheiro da suíte master trouxe o branco como protagonista, e conta com ampla banheira de hidromassagem.

No quarto de um dos filhos, o verde-claro como ponto de cor se contrapõe à base neutra, com branco e madeira. O tom de verde se repetiu no banheiro da suíte também. Já o outro quarto trouxe o rosa como destaque na marcenaria, cabeceira e parede, que também recebeu veios para aplicação de luminárias, um detalhe interessante na composição.

Caliolo Desigh – www.sandracaliolo.com.br – @caliolodesign