15/07/2019— Texto: Isover | Fotos: Divulgação

Para adquirir conforto térmico e acústico, os containers marítimos - que são usados cada vez mais na hora de construir - precisam passar por um tratamento específico para garantir uma isolação adequada.

Os ecologicamente conscientes enxergam nos containers marítimos uma forma de contribuir com a natureza, uma vez que estarão reaproveitando um material com tempo de vida limitado, fadado ao descarte muitas vezes pouco controlado pelas autoridades. Quem deseja economizar também está vibrando com essa tendência. Uma obra com uma estrutura pré-fabricada tende a ser muito mais barata que as realizadas com base no sistema construtivo tradicional.

Isolação térmica e acústica

Diferente dos tijolos, o aço que compõe os containers é um excelente condutor térmico. Isso significa que quem está dentro da estrutura fica muito mais exposto às variações climáticas, o que inclui calor e frio extremos. Esse aço também não colabora muito quando a questão é ruído. Para se ter noção da diferença, basta comparar o barulho produzido por uma chuva forte batendo contra um muro de alvenaria e contra chapas de aço.

Para sanar esse tipo de problema, os isolantes térmicos e acústicos são a solução ideal. “Com o tratamento adequado, os containers marítimos podem trazer o mesmo conforto de uma casa de alvenaria”, explica Marcelo Dalmaso, da Dalmaso Engenharia, que há anos trabalha na adaptação dos containers para diversas finalidades. Segundo o engenheiro, ele descobriu nos isolantes a solução ideal para aumentar o conforto térmico e acústico dos usuários. “Venho usando as lãs de vidro de 100 mm da Isover e fico extremamente satisfeito com o resultado”, diz, citando a lã de vidro Wallfelt 4+ da multinacional do Grupo Saint-Gobain.

A Isover – citada pelo engenheiro – produz soluções que se encaixam perfeitamente com a proposta sustentável dessas construções, já que seus produtos passam por um rigoroso controle em todo processo de desenvolvimento, desde a extração de materiais até a solução final. A companhia usa matéria-prima reciclável na composição de suas soluções, o que faz aumentar o índice de sustentabilidade.

Quem também está se beneficiando com a versatilidade dos containers e com as soluções da Isover é a engenheira Renata Marangoni. Ela assina o projeto da antessala do Museu de Artes Visuais da Unicamp (Universidade de Campinas-SP), que fez parte da mostra Campinas Decor 2018.

Renata usou um container para criar um ambiente que valoriza a interação do público com o trabalho artístico, pois no espaço está exposta uma tela do artista brasileiro Alex Flemming.

“Há outros containers na mostra, mas eu fui a única a utilizar isolamento térmico e acústico. As pessoas logo notam a diferença do calor com relação aos demais espaços da Campinas Decor”, conta. Renata explica que as lãs de vidro da Isover, combinadas com placas de drywall, trouxeram também excelente performance acústica. “Parte do conceito da antessala é justamente isolar o espaço dos ruídos externos para que as pessoas contemplem melhor a obra exposta, e utilizando essa combinação, os resultados foram excelentes”, afirma.

Inúmeros benefícios

Diferente do que algumas pessoas imaginam, a lã de vidro é versátil e se adequa a qualquer tipo de vedação interna, inclusive em áreas sujeitas à umidade, como cozinhas e banheiros. Por isso, Wallfelt 4+ se integra aos sistemas hidráulicos, elétricos e demais cabeamentos de forma simples e segura.

Marcelo Dalmaso, lembra que o fato dos produtos da Isover serem incombustíveis é uma outra vantagem. “Eu mexo muito com solda para fazer as adaptações nos containers. Saber que o produto não pega fogo me deixa muito mais tranquilo”, diz.

Ele conta que inclui também em seus projetos um trabalho chamado de sombreamento do aço, que consiste no uso de materiais alternativos do lado de fora. “Madeira e outros materiais são posicionados a uma pequena distância da parede, suportados por grades de aço. Essa estrutura contribui com o isolamento”.

Independentemente do processo utilizado, o segredo para um bom conforto térmico e acústico está na lã de vidro. O material é o mais isolante e seguro do mercado, sendo o principal item para garantir a eficácia do sistema.

Confira 10 motivos para escolher a lã de vidro da Isover:

O Wallfelt 4+ da Isover, é a melhor e mais eficiente solução para quem busca aliar conforto e bem-estar, com sustentabilidade e modernidade. O produto foi desenvolvido para ser termoacústico e proporcionar isolamento de paredes em sistemas de construção a seco (drywall e light steel frame).

Empresa do Grupo Saint-Gobain, a ISOVER é líder global em materiais para isolamento térmico e acústico, oferecendo soluções que promovem bem-estar e segurança em ambientes residenciais e profissionais.