21/09/2020 — Texto: Assessoria da Comunicação | Fotos: Lio Simas

Residência une materiais puros em composições marcantes.

Com cerca de 350 m², em Rio do Sul (SC), esta casa se tornou o sonho realizado do jovem casal de advogados: uma residência ampla, com aconchego de um lar e a riqueza de materiais puros. Unindo elementos marcantes na arquitetura como a madeira, a pedra e o concreto, as arquitetas do Espaço do Traço Arquitetura, Maíra Queiroz e Vanessa Faller, projetaram uma residência contemporânea, sem deixar de lado bons toques de rusticidade. Desde à arquitetura até às áreas internas, os materiais naturais estão presente em toda a composição. “Os clientes fizeram questão de que nada fosse imitação, quiseram abraçar os materiais mesmo com suas imperfeições.” destaca Vanessa.

Enquanto o pé-direito duplo expressa grandes doses de sofisticação, o hall de entrada foi pensado para ser um ambiente confortável e acolhedor. Um cantinho para leitura e descanso foi adicionado ao local, além do espaço para acomodar decoração e da poltrona Charles Eames, produzida em couro natural, compor com conforto. Um dos grandes destaques do hall de entrada, o forro ripado em madeira itaúba percorre a extensão do cômodo até o living, conectando os dois ambientes em uma linguagem rústica-contemporânea. A escada esgastada na parede, por exemplo, possui degraus revestidos em madeira. Por isso, o guarda corpo slim, de ferro galvanizado e cabos de aço, é um elemento leve, auxiliando a destacar o componente natural.

Uma cristaleira transparente foi incorporada na sala de jantar, abrigando os objetos e conferindo um jogo de luz diferenciado quando a luz natural penetrar nos cristais. No espaço gourmet, o estilo característico do projeto entra em jogo novamente: uma atualização contemporânea do estilo rústico. No décor, o azul é o elemento-chave!

A suíte master atendeu ao pedido especial do casal: ter um quarto digno de novela! Além da amplitude, o ambiente conta com uma salinha para TV e uma aconchegante lareira. No décor, o azul em em variados tons; uma janela extensa permite que os moradores apreciem a vista da cidade.

Possuindo volumes fortes e marcados, o fundo da residência foi trabalhado com a união de elementos naturais e aspectos modernos. Possuindo detalhes em pedra natural, o forro de madeira e as colunas revestidas do mesmo elemento, a rusticidade tem grande presença no imóvel. Porém, a estética dos brises, por exemplo, dão o toque moderno que não poderia ficar de fora da composição. Um dos pontos altos da área externa é a bela piscina, que possui borda infinita.

Conheça mais deste e de outros projetos  em realizados pelas arquitetas Maíra Queiroz e Vanessa Faller em www.espacodotraco.com.br