Projeto do Studio AG fez uso de elementos naturais como couros, pedras e madeiras a fim de propiciar uma atmosfera convidativa e calorosa

Este apartamento está localizado no Alto de Pinheiros, São Paulo, e possui 280m². Foi desenvolvido para uma família com três filhos, duas meninas e um menino, com idades próximas. O pai sempre sonhou em ter um apartamento com uma vista especial da cidade, e esse sonho se concretizou com este imóvel que tem uma linda vista para a Praça Pôr do Sol e a zona residencial do alto de Pinheiros. Ao mesmo tempo presenteia com o skyline do bairro Vila Madalena, que torna o apartamento muito especial, tanto de dia com o bolsão verde que emana tranquilidade e à noite com as luzes do bairro vizinho agitado e cheio de vida, que dá o ar urbano.

Os desejos dos proprietários sempre foram bem definidos, desde o início o principal pedido era priorizar a vista. Queriam salas integradas visualmente, mas ao mesmo tempo delimitadas pelo seu uso. TV, estar, jantar e varanda com gourmet, quatro suítes, um escritório multiuso na área de circulação íntima, cozinha e área de serviço.

As arquitetas buscaram inspirações para criar um ambiente descontraído e ao mesmo tempo elegante. Sendo democrático suficiente para agradar todas as idades e assim um ponto de encontro dos amigos e familiares. Além de gerar uma atmosfera convidativa e aconchegante.

O conceito inicial foi a não obstrução dos caixilhos, mantendo sempre o visual como prioridade. Sendo assim, o projeto todo foi pensado mais horizontal, e a iluminação como ponto de partida. As profissionais criaram uma sequência de vigas, que trabalham como pequenas sancas, e que dão uma iluminação indireta e difusa para toda a área social do apartamento. Dessa forma, à medida que o forro foi trabalhado, o olhar para o exterior foi direcionado.

Do ponto de vista da planta, as principais mudanças foram as integrações das salas com as varandas, e alcançar um layout adequado numa cozinha toda recortada e cheia de ângulos. Ao mesmo tempo que as varandas foram unificadas, os proprietários pediram que o espaço do gourmet ficasse de certa forma apartado do restante dos ambientes, já que ainda tinha um desejo de espaço mais descontraído e com atmosfera de área externa. Então foi criado um banco – floreira como anteparo para a delimitação dos espaços.

Todos os ambientes foram muito bem pensados e individualizados. Todos os quartos com as características e desejos de cada filho, e para a suíte do casal algo mais mínimo, ainda assim aconchegante com o uso de madeira nogueira e papel de parede em linho. O banheiro ganhou revestimento claro, evidenciando a luz e a vista. E o lavabo com bancada em cuba esculpida em mármore parece flutuar através do descolamento do fundo, de onde sai a bica.

Já a sala, como foi toda integrada, foi tirado partido de um painel de madeira para integrar todas as portas e deixar um aspecto uniforme ao ambiente. A demarcação do hall e porta de entrada através de uma subtração de elementos circulares no painel e estante da TV em madeira e metálica, dão um ar mais jovem e leve para o todo e por fim o ritmo de vigas – sancas coroam o projeto.

Os móveis também foram cuidadosamente pensados. As arquitetas recuperaram alguns itens do antigo apartamento dos proprietários, como o sofá e o aparador adjacente, e optaram por poltronas giratórias para maior flexibilidade dos espaços. A escolha dos tecidos se deu através de bases neutras adicionando tramas e texturas, com pequenos pontos de cor, trazendo mais suavidade. O uso de elementos naturais como couros, pedras e madeiras propiciam um ambiente caloroso e acolhedor.

Studio AG Arquitetura – Amanda Castro e Giovana Giosa – www.studioag.arq.br – @studioagarquitetura