06/03/2019 — Texto: Lara Savana | Fotos: Maira Acayaba

Imóvel antigo de 100m² com vista privilegiada de São Paulo se transforma em apartamento com personalidade e espaços integrados

O projeto é do escritório Iná Arquitetura e foi feito para uma jovem administradora pública e estudante de Psicologia. A planta original do apartamento não combinava muito com as necessidades da moradora: havia três quartos, um banheiro social e mais um banheiro de empregada, com ambientes bastante divididos. Marcela queria uma suíte, um closet para guardar suas roupas e sapatos, além de espaços mais amplos e integrados.

A jovem apostou que com uma reforma seria possível fazer o espaço se tornar o apartamento dos sonhos, afinal, ela fechou o contrato por valorizar pontos como a localização, o tamanho do imóvel e o potencial que seu novo lar tem.

Segundo o escritório responsável pela reforma, quem vê o antes e o depois do apartamento pensa que são dois imóveis diferentes. Isso porque poucas foram as paredes que não foram colocadas abaixo.

Quebrar paredes foi importante não apenas para integrar ambientes como a cozinha às salas de TV e de estar, como para possibilitar a criação de novos espaços, como o desejado closet e uma relaxante suíte. O escritório também optou por criar um banheiro social, para receber amigos e familiares.

Durante a reforma, a moradora mostrou se identificar por uma paleta mais sóbria e com cores mais equilibradas, e por isso, a base do projeto é bastante neutra. Com cores claras e discretas, o apartamento expressa bastante a personalidade da cliente. No chão, os tacos foram clareados, alteração que, somada à luz que entra pelas janelas, tornou o apartamento bem iluminado e aconchegante. As plantas levaram vida aos espaços.

O ponto central da decoração do imóvel foi um sofá duplo, que divide a sala de estar da de TV. O estofado guiou o projeto e foi feito sob medida, de acordo com as necessidades de uso: no lado da sala de TV, o sofá é mais profundo para a moradora poder se jogar e deitar. Já no lado da sala de estar, ele é ideal para ficar sentado e conversar com as visitas.

Saiba mais em www.ina.arq.br