Quando a cliente se deparou com a vista para a Serra da Cantareira da janela do 8º andar, teve certeza que aquele seria seu novo lar

A busca por um apartamento próprio foi o ponto de partida do Apartamento Mar. Quando a cliente se deparou com a vista para a Serra da Cantareira da janela do 8º andar, teve certeza que aquele seria seu novo lar. Para ficar com sua cara, este precisaria passar por uma pequena refor­ma que se adaptasse às suas necessidades, também trazendo cores e vida para o dia a dia. O gosto por viagens, o mergulho como hobby e o prazer em observar o nascer da lua são singu­laridades da cliente, que deram a direção para a transformação do apartamento de 58m².

As primeiras conversas com o escritório Sertão Arquitetos foram para investigar juntos como es­sas inspirações se traduziriam em espaços e logo ficou claro que a parede que dividia a sala e escritório deveria sair e dar lugar a uma grande sala, iluminada, arejada e com vista para todos os lados.

Com a chegada da pandemia, os espaços de trabalho invadiram as casas e foi fundamental estabelecer limites entre o pessoal e o profissional, inclusive nos espaços físicos” diz Júlio, do Sertão Ar­quitetos. Foi fundamental que o escritório aproveitasse o melhor lugar da casa, onde a cliente passaria a maior parte do seu dia, porém também era necessário que fosse possível “fechar o escritório” no final do expediente e aproveitar a sala para ver um filme ou curtir o pôr do sol e a visão da Serra da Cantareira. Para isso, Sertão Arquitetos desenhou uma estante em serralheria para abrigar os vários usos da sala, como Estação de trabalho, TV, bar e objetos de decoração, que foram adquiridos em cada viagem da cliente.

Cada cantinho foi pensado junto com os arquitetos pra aproveitar os objetos, como o cantin­ho pra ver o nascer da lua com a rede que veio da Colômbia. O cantinho de leitura ganhou uma poltrona da Carbono e o sofá, também da Carbono, veio para dar ainda mais conforto.

A cozinha já estava renovada no momento da compra do apartamento e, portanto, foi possível aproveitar bancadas e armários. O piso de taquinho de madeira, que hoje é uma raridade, foi recu­perado e trouxe charme e conforto.

Uma boa dica para renovar com baixo custo é apostar em pinturas coloridas. Então, a paleta de cores que foi elaborada através da própria história da cliente em um processo criativo com os arquitetos: o lavabo foi inteiro pintado na cor Chá de Maçã, da Suvinil, e deu um efeito bem inter­essante; para a sala, foram escolhidas 3 paredes com a cor Luz de Vela, bem color­ida quando vista da cozinha, porém branca quando vista do escritório. Parecem dois ambientes em um único.

Gostamos de dizer que a casa é viva e vai mudando de acordo com o tempo, com a nossa história, com todos os objetos e afetos que colecionamos a cada encontro. A decoração tem que estar aberta a essas mudanças.” diz Maria Raquel Rangel, do Sertão Arquitetos. O Apartamento Mar já gan­hou vida e a cada história que acontece entre suas paredes vai virando Oceano.

www.sertaoarquitetos.com.br – @sertaoarquitetos