Reforma transforma apartamento no litoral com integração de ambientes, valorização da vista e soluções práticas para o dia a dia à beira-mar
O desejo por um apartamento no litoral vai além de uma simples moradia: é a busca por um estilo de vida que combina beleza natural, momentos de relaxamento e uma atmosfera única que acolhe em todas as ocasiões, seja como uma residência fixa ou para um refúgio temporário em um feriado, na virada de ano ou mesmo apenas um fim de semana de escape da rotina.

Este projeto, assinado pelos arquitetos Mariana Meneghisso e Alexandre Pasquotto, do escritório Meneghisso & Pasquotto Arquitetura, está situado na Praia da Enseada, no Guarujá, litoral de São Paulo. O duplex de 340 m² passou por uma transformação completa para incorporar esse estilo único e o resultado impressionou em função da arquitetura de interiores mais moderna e, ao mesmo tempo, funcional.

“Entre varandas com vistas deslumbrantes e interiores que valorizam o frescor e a luminosidade, essas moradias são projetadas para refletir uma leveza praiana que o próprio litoral inspira, principalmente com integração da paisagem, revestimentos resistentes e soluções práticas para ventilação e iluminação”, enfatiza o casal de profissionais.
Área social
Quem adentra o imóvel é recebido por um espaço amplo e integrado, onde o piso de porcelanato, com efeito mate de limestone, atua como um elemento unificador. Vestígios das antigas divisões do apartamento ainda podem ser percebidos nas paredes, mas a reforma foi planejada para atender às necessidades de uma moradia no litoral priorizando integração, ventilação cruzada e luz natural. O hall de entrada, marcado por um pórtico em MDF com padrão amadeirado, delimita o espaço com clareza e sofisticação.


O arquiteto Alexandre Pasquotto explica que a iluminação geral foi cuidadosamente projetada para propiciar diferentes cenários: luzes pontuais no forro, com ângulo fechado e cor quente, resultam em um efeito acolhedor enquanto a iluminação linear embutida na marcenaria entrega uma luz difusa que pode ser dimerizada na intensidade de acordo com a ocasião.
“Esse conceito garante uma atmosfera intimista e aconchegante em todo o apartamento que conta com um pé-direito de 2,48 m, ideal para reforçar a sensação de amplitude”, explica.


A cozinha, antes isolada, agora é um ambiente mais amplo e funcional e, para tanto, parte dela foi discretamente fechada para formar uma pequena área de lavanderia. Na área de uso, as bancadas do apartamento foram elaboradas em granito branco com acabamento levigado, característica que oferece um toque suave e sem brilho, além de um tratamento especial para evitar a absorção de umidade e manchas.
A marcenaria é toda em MDF branco e com acabamento mate para minimizar marcas de toque e aumentar a resistência. As cavas esculpidas na movelaria eliminam a necessidade de ferragens aparentes, trazendo um visual mais clean na integração.“Também revestimos os armários e móveis com palhinha sextavada em tom natural para que os itens armazenados possam ‘respirar’. Essa solução é especialmente importante em ambientes litorâneos, onde a umidade é elevada, e assim a ventilação coopera para evitar o acúmulo de mofo, odores desagradáveis e danos às peças”, ressalta Mariana Meneghisso.
Para completar a ambientação, os arquitetos escolheram uma mesa redonda, ideal para otimizar o espaço e promover a interação entre os ocupantes, e devidamente complementada por um banco posicionado para oferecer mais assentos. Esse conjunto foi pensado para servir como uma área de jantar prática e convidativa, perfeita para momentos de convivência em família ou com amigos.

No estar, o espaço mobiliado com o Sofá Orbe, de 2,96 m, e tecido botonê na cor Duna agregou um visual contemporâneo e aconchegante. A paleta suave reforça a conexão com a vista à beira-mar e combina com os elementos decorativos e acabamentos em tons naturais.

A escada original do apartamento, uma estrutura em caracol localizada no centro da varanda, foi demolida para dar lugar a um novo desenho. Os arquitetos Mariana Meneghisso e Alexandre Pasquotto executaram uma nova escada, com design plissado e um revestimento impecável, que foi reposicionada junto à parede divisória do apartamento.
“Com isso, liberamos a vista da sala que antes ficava bastante tumultuada devido à antiga posição do elemento. Agora, é possível apreciar a vista do mar a partir da sala de jantar, do living e de quem também estiver na cozinha”, diz Mariana.
Suíte

O projeto do apartamento incluiu uma solução arquitetônica para redistribuir e ampliar os espaços: a elaboração de uma divisória que separa uma parte da varanda original do living e a conecta com a varanda do dormitório do casal. Essa adaptação, contam os profissionais, envolveu a abertura da parede entre o quarto e a antiga varanda da sala, transformando-a em um ambiente de estar privativo dentro da suíte. “Ainda demos uma outra função, que foi a de suporte para o móvel de TV”, relembra Mariana.

O novo estar na suíte foi pensado para oferecer múltiplas funções: um espaço para pequenas refeições, um home office aconchegante, um living privativo ou mesmo uma área de leitura.
Terraço

Na cobertura, a caixa de vidro serve de proteção da escada interna que liga o andar inferior para o andar superior. “Pensamos no vidro para que não existisse uma interferência na paisagem”, detalha Alexandre.
Próximo à escada, um banco de design serve como ponto de apoio prático para acomodar sacolas e toalhas, garantindo liberdade de movimento para os moradores e convidados ao utilizar a piscina. Os móveis da área externa, compostos por corda náutica, madeira tratada e alumínio, denotam a atenção dos profissionais na escolha por materiais capazes de resistir à maresia e às intempéries típicas das regiões litorâneas.

A área gourmet foi reduzida para a elaboração de um vestiário com banheiro completo – cuidado que evita os deslocamentos ao andar inferior durante eventos ou momentos de lazer. Apesar disso, a funcionalidade da churrasqueira foi mantida e o espaço conta com dois frigobares – um para bebidas e outro para alimentos – dispostos em uma bancada linear que mantém a estética limpa e organizada.

A churrasqueira convencional possui uma porta de inox para evitar odores quando não está em uso e foi complementada por um cooktop vitrocerâmico de duas bocas, ideal para acompanhar o preparo de churrascos e refeições rápidas. A área coberta ainda é equipada com uma TV e sistema de som, criando um espaço descontraído para momentos de entretenimento.
Meneghisso & Pasquotto – @meneghisso_pasquotto_arq