COTA760 foi responsável pelo projeto de interiores deste apartamento com vista para a Ponte Estaiada, na Zona Sul de São Paulo

Os clientes estavam se mudando para esse apartamento após anos morando em um lugar maior onde criaram os filhos. Agora, com os filhos mais velhos já morando fora de casa, eles buscavam um lugar menor para eles, mas que também fosse o ponto de encontro da família em momentos de celebração e visitas. Pensamos então num apartamento com espaços de convivência amplos e conectados, pois no dia-a-dia não existiriam tantos conflitos de convivência e nos momentos de reunião todos conseguiriam ficar juntos de maneira mais confortável.

Nós fomos contratados ainda durante a construção do edifício para ajudar os clientes a tomar decisões sobre as personalizações de plantas e acabamentos que a construtora oferecia. Para isso, fizemos um projeto preliminar onde pudemos estudar um layout e analisar os acabamentos oferecidos pela construtora para entender aquilo que fazia sentido ser aproveitado. Vendo as opções de planta, pudemos orientar em relação às paredes que não precisavam ser entregues, posição de algumas portas e colocação de revestimentos.

O apartamento possui uma cozinha maior mais reservada da sala onde ficaram a maior parte dos equipamentos, utensílios e dispensa. Além dela, uma segunda cozinha fica mais próxima da janela da sala, possibilitando a criação de uma área de preparos mais integrada aos espaços de convivência. Uma grande bancada de quartzo conecta essas duas cozinhas e entre elas, posicionamos a sala de jantar. Do outro lado da sala, um ambiente que foi entregue pela construtora com paredes para ser uma sala de TV foi aberto para se conectar ao estar. Entre esses ambientes, desenhamos uma estante de aço para ajudar na organização do layout.

Essa estante foi pensada para comportar o sistemas de televisão, som ambiente, toca-discos, central de internet e ainda se tornar um elemento de destaque para livros e objetos decorativos. Seu desenho esbelto contrasta com a cor forte, criando um elemento leve e marcante. Na sala de jantar, uma cristaleira em aço segue a mesma lógica de desenho, criando uma linguagem para todo o ambiente de convivência.

O layout desse grande espaço foi pensado para liberar a fachada valorizando a vista única do apartamento para o Rio Pinheiros. Do outro lado, foi deixada livre uma área de circulação próxima às portas e em direção aos quartos. Nessa área, recobrimos a parede com um painel de marcenaria que cria o fundo de todo esse espaço. Ele ajudou a organizar as diferentes portas de ambientes e do roupeiro dentro de um único elemento, o que amplia visualmente o espaço e libera a atenção para os elementos de destaque.

Toda a área de sala e quartos recebeu um revestimento de piso em placas de concreto pré-fabricadas de 1x1m tipo granilite. Além de reforçar a amplitude dos espaços, esse revestimento trouxe mais textura para os ambientes. Esse mesmo material foi utilizado para criar a ilha da cozinha integrada. Como um grande bloco de concreto, essa ilha surge do piso e cria nichos para abrigar usos e espaços para banquetas.

Nos quartos, foram desenhadas marcenarias para guarda-roupas, cabeceiras e escrivaninhas, criando um padrão para o apartamento com algumas variações em cada ambiente. Nos banheiros, buscamos aproveitar ao máximo as bancadas e revestimentos entregues pela construtora, complementando os ambientes com os metais, vidros, espelhos e iluminação.

COTA760 – @cota760.arq