O projeto do apartamento Paraíso aproveitou os espaços obsoletos para ampliação da cozinha, com áreas de apoio de bancada e armários

Com o tempo, a transformação dos costumes permite que certos espaços residenciais, antes fundamentais na dinâmica doméstica, sejam modificados para novos usos. Um exemplo são os quartos e banheiros de serviço de alguns apartamentos mais antigos de São Paulo, com metragem superior aos quartos de imóveis em construção. Enquanto não se adequam às novas tendências do serviço de auxiliares do lar, que passaram de diários para predominantemente semanais ou quinzenais, muitos desses cômodos funcionam como depósito.

O projeto do apartamento Paraíso aproveitou justamente esses espaços obsoletos para ampliação e expansão da cozinha. As áreas que somavam aproximadamente 30m² eram compostas por: cozinha, despensa, dois quartos, banheiro e área de serviço. 

Durante a obra, houve a demolição das paredes internas para transformar cozinha e área de serviço em um único ambiente. Para demarcar esses espaços, foi colocado um armário subdividido, que serve a ambos os espaços. Ademais, uma porta de vidro fosco foi instalada para conferir intimidade para área de serviço com um grau de opacidade que permite a passagem de luz natural para cozinha.

O layout da cozinha foi planejado para satisfazer todas as necessidades da cliente, incluindo muitas áreas de apoio de bancada e armários. No centro, foi projetada uma ilha com um grande fogão e uma bancada alta frontal para estimular a interação entre as pessoas. Ao fundo, em frente à janela, foram posicionadas as cubas e o louceiro/despensa, que foi subdividido com um armário baixo e nichos superiores para facilitar o uso diário. 

Os materiais utilizados na cozinha foram selecionados para manter o apartamento com identidade clean e moderna. O porcelanato madeirado Araucaria Nat (Portobello) foi escolhido para o piso, trazendo aconchego e aquecimento ao ambiente. Na parede de entrada da cozinha, foi usado o porcelanato texturizado MS. BARCELONA CRISTAL VIC (Portobello). As demais paredes receberam pintura e, nas áreas de bancada, optou-se por um frontão alto de mármore – que, nesse projeto, foi um diferencial. Em uma das visitas à marmoraria, foi apresentado à equipe um quartzito cinza-escuro, chamado Wakanda, umas das rochas mais sólidas do Brasil. Na área de serviço foi utilizado o quartzo cinza para a bancada e o revestimento metro White (Eliane) para as paredes.

Na marcenaria, houve um jogo de mistura com armários baixos em cinza-escuro e superiores em branco, para dar mais leveza e claridade ao ambiente. Por fim, no forro de gesso há duas sancas pintadas em preto, destacando as áreas de passagem na cozinha.

Escritório 400inove – arquitetas Bianca Vestri e Thais Cheruini Peres – www.400inove.com.br@400inove