Texto & Fotos: AD Comunicação e Marketing

Uma das regiões mais procuradas no Chile para quem deseja visitar as vinícolas do país fica muito perto de Santiago, no caminho para Valparaíso. A apenas uma hora e 20 minutos da capital chilena, entre os vales de Casablanca e San Antonio, a Vinícola Matetic se destaca por oferecer uma proposta que combina enologia e turismo de alto nível como poucos empreendimentos fazem no Chile. O hotel La Casona conta com oito acomodações em um casarão colonial com vista para um vinhedo de Sauvignon Blanc e oferece passeios inesquecíveis aos hóspedes que apreciam boas safras.

Os vinhos da Matetic são produzidos de acordo com os princípios de sustentabilidade, com uvas 100% orgânicas e biodinâmicas. Quem estiver no hotel La Casona tem, incluído no pacote, um tour com degustação na adega, localizada a 9 km do Vale do Rosário. A visita dura uma hora, durante a qual os visitantes conhecem o espaço e aprendem sobre os processos de vinificação, engarrafamento e envelhecimento da bebida. Diferente de muitas vinícolas da região, em Matetic, todo o processo é realizado na fazenda. Ao final do tour, os participantes degustam quatro vinhos ultra premium da linha EQ: Sauvignon Blanc Coastal, Chardonnay, Pinot Noir e Syrah – cuja safra de 2012 foi premiada como o melhor vinho biodinâmico do mundo pela International Wine Challenge, considerada uma das competições mais rigorosas do mundo. Outra experiência imperdível, com custo adicional, é experimentar os shots de chocolate, que consistem em dois copinhos feitos com chocolate amargo e ao leite abastecidos com Pinot Noir e Syrah Corralillo.

Além dos passeios em torno da bebida, hóspedes do La Casona têm a possibilidade de fazer caminhadas, cavalgadas e passeios de bicicleta em meio aos vinhedos, em um campo de 15 mil hectares. Outra opção é o tour de van pelos campos de arandos, um fruto vermelho da região, que termina na antiga adega Corralillo.

Sobre a Matetic
A vinícola Matetic, localizada a 120 km de Santiago, no Chile, é o local ideal para quem já gosta ou está começando a se interessar pelo enoturismo. Além da produção de sete diferentes tipos de vinhos de alta qualidade – os tintos Pinot Noir, Syrah, Carmenere e WinemakersBlend, os brancos Chardonnay, Riesling, Sauvignon Blanc, Sauvignon Blanc Coastal e Gewürztraminer -, há ainda hospedagem requintada no hotel La Casona, um antigo casarão colonial, que possui oito apartamentos elegantemente decorados, de onde é possível avistar os belíssimos vinhedos e jardins da região.

Conta ainda com o Restaurante Equilíbrio, atualmente em remodelação, onde são servidos deliciosos pratos, e uma loja e wine bar “El Emporio”, onde são encontrados os vinhos da Matetic, produtos de lã, entre outros, piscina, heliponto e pista de aterrissagem de avião.

www.matetic.com/en/tourism