24/07/2017 — Texto: Tiana Ribeiro | Fotos: Divulgação

Uma natureza impecável e majestosa é a peça mais valiosa do Hotel Antumalal, situado no coração de Pucón, em meio a jardins, cachoeiras, bosques nativos e muito verde.

Já escrevemos sobre o Hotel Antumalal, mas sabe quando dá gosto escrever de novo? Porque quando falamos sobre ele ainda não estava inaugurada a Casa do Lago, um luxuoso chalé intimista com estrutura para receber até seis pessoas com conforto, luxo e serviço impecável. O chalé fica em uma área privilegiada do parque, exatamente às margens do lago Villarrica e próximo ao cais. Para ter acesso à acomodação, é preciso subir degraus originais de pedras.

Na verdade, tudo começou por ele, quando o casal de imigrantes da Checoslováquia Guillermo e Catalina Pollak, que chegou a Pucon em 1938, se apaixonou pelo bosque com vista para o lago. Ali fizeram sua morada. Posteriormente, construíram às margens do lago o Café Del Lago Antumalal, no fim da década de 1940, para receber amigos e outros imigrantes europeus para a “hora do chá”. Aliás, muitos deles vinham de barco e se aportavam no cais. Chique, não?

O sucesso da Casa de Chá se espalhou pelas redondezas de Pucón, inspirando Guilhermo e Catalina a irem além, a sonhar e realizar ali o Hotel Antumalal, projetado pelo arquiteto chileno Jorge Elton, influenciado pelo americano Frank Lloyd Wright, cujas construções foram consideradas “complementos da paisagem”. Para sua construção, nenhuma árvore pode ser cortada ou tocada. Assim, o edifício foi entalhado e integrado ao entorno, feito com materiais como concreto, madeira, ferro e vidro, muito vidro. O resultado é uma vista de cartão postal. Por ele já passaram grandes personalidades, como a Rainha Elizabeth II, Neil Armstrong e tantos outros.

No idioma dos mapuches, povos indígenas da região, Antumalal significa “curral do sol, clareira”. Sim, uma clareira para seus pensamentos, para buscar paz e tranquilidade, para se recompor, porque no dia seguinte tem mais: as aventuras por Pucon são muitas, como trekking, exploração de cavernas vulcânicas, tirolesa, pesca esportiva,  rafting, caiaque, ducky, cavalgadas. Destaco a subida à cratera do vulcão Villarrica, de umas seis horas, um sobe morro de tirar o fôlego, mas cheio de surpresas que a mãe natureza nos oferece. A vista de lá de cima é para os cinco lagos do sul do Chile. Indescritível! No inverno, sua encosta se transforma em uma imperdível e inédita pista de esqui e snowboarding.

Tudo no Antumalal nos encanta. Clareiras, cascatas, bosque arborizado e florido, e talhado na rocha natural está o Spa Antumaco, que significa “lugar de sol e água”, com piscina dividida em partes coberta e ao sol, além de sauna e massagens revigorantes. A gastronomia combina a culinária centro-europeia com a tradicional do sul do Chile, com ingredientes típicos da região, muitos dos quais cultivados em horta própria. Como negócio de pai pra filho, o hotel segue aquele ar familiar, jeitinho de casa da gente, com vasos floridos espalhados pelos cômodos e a amável companhia de Rony Pollack, filha dos fundadores, que hoje é quem administra o hotel, junto de seu filho Andrews.

Pucon está a 780km de Santiago, no Chile, e o Hotel Antumalal está a 2km do centro de Pucon.

www.antumalal.com