Texto: Sara Faria | Fotos: Sébastien Véronèse

O majestoso Hotel André Latin está localizado no coração do “Quartier Latin” no 5º distrito de Paris, junto aos jardins de Luxemburgo e do Panteão. Este é um dos bairros mais antigos da capital e é característico pelas suas ruas típicas e universidades.
Depois de alguns meses de restauro, o Hotel André Latin abre novamente as portas e revela o seu novo e incrível design, inspirado na belle époque, em honra de André Sodano, o fundador e avô dos atuais donos.

Fabien e Guillaume Sodano reinventaram o hotel com base nos códigos icônicos extraídos daquela época, dando ao hotel um toque moderno e um ambiente simpático e acolhedor, repleto de elegância e autenticidade.
O novo bar de cocktails André Latin dá as boas vindas aos seus clientes com um feeling de “lar doce lar”, lançado através de 34 cadeiras e um terraço com acesso direto a partir da rua. O ambiente acolhedor que prevalece deve-se essencialmente a uma combinação inteligente de sofás acolhedores e luxuosos em tweed, mesas bistrô em mármore, espelhos, mobiliário Art Deco e obras de arte dos anos 50. O bar reflete na perfeição o espírito de Quartier Latin e abre as portas a todas as gerações.

A energia criativa deste projeto antes de mais, está focada no piso térreo e inclui quatro áreas distintas: o lobby com um conceito de loja e recepção, sala de estar e bar. A remodelação geral do hotel foi concebida de andar para andar, detalhe por detalhe.
Michael Malapert realizou este trabalho com o intuito de reavivar a alma do avô André, inspirado-se nas origens e história do dandismo do século XIX. Esta abordagem nasceu através da fusão entre os códigos de um tempo histórico e dos valores artísticos contemporâneos.

O objetivo deste restauro era criar um diálogo dinâmico entre dois mundos e espalhar uma mensagem poética, não perdendo o charme já característico. Algumas paredes originais foram protegidas para defender o patrimônio do edifício.

O mobiliário foi concebido a partir de 50 modelos lendários utilizando apenas materiais nobres como mármore, bronze, madeira maciça, espelhos bisotados, juntamente com os gráficos de parede. O pavimento de cerâmica preta e branca acompanha a iluminação fornecida pelas marcas Gubi e DelightFULL, que se encontram voltadas para as mesas de bistrô e para os bancos revestidos com Kvadrat.

Michael Malapert, Designer de Interiores
— www.michaelmalapert.com