Texto: Banca de Notícias Comunicação | Fotos: Marcelo Isola

Um refúgio para quem quer vivenciar a Floresta Amazônica, mas com muito conforto e charme. É assim o Anavilhanas Jungle Lodge, em Novo Airão (AM), terra do boto-cor-de-rosa e às margens do segundo maior arquipélago do mundo, o Anavilhanas, com mais de 400 ilhas.

Esqueça os acessos longos e cansativos pelo rio. Apesar de ser um hotel de selva e estar imerso na Floresta, o Lodge está a apenas 180 km de Manaus (AM) e chega-se a ele em apenas duas horas e meia de carro.

O Anavilhanas Jungle Lodge tem localização privilegiada: totalmente integrado à floresta e à beira do Rio Negro, onde a acidez das águas do rio impede a concentração de mosquitos.

Seguindo técnicas indígenas, o hotel foi construído causando o menor impacto possível na natureza. São apenas 20 chalés e bangalôs equipados com todo conforto, como ar condicionado, cama box, frigobar, secador de cabelo, ducha quente e fria. Os bangalôs possuem também TV LCD com canais SKY HD. Com paredes de vidro, os bangalôs dão a sensação de imersão total no verde da floresta.

A área de lazer conta com piscina de frente para o Rio Negro e o Arquipélago de Anavilhanas, redário, lounge, uma pequena biblioteca e internet.

O lodge inaugurou, em maio, uma fonte de água potável. A qualidade da água é monitorada regularmente e passa por um processo de cloração, filtragem e resfriamento antes de ser disponibilizada para hóspedes. Como complemento à experiência, todos os hóspedes recebem de presente uma ‘ecobag’ confeccionada em algodão cru e uma garrafinha ‘squeeze’ para serem usadas durante os passeios e levados como lembrança.

“A expectativa, com a nova fonte de água potável, é que possamos reduzir em cerca de 70% a compra de água mineral para consumo dos hóspedes, além de diminuir o impacto negativo das garrafinhas plásticas no meio ambiente. Novos aquecedores solares instalados visam melhorar a qualidade do banho dos hóspedes e permitem uma economia significativa ao lodge”, explicou Augusto Costa Filho, proprietário do Anavilhanas Jungle Lodge.

O lodge oferece ainda aos hóspedes as “Experiências Amazônicas”, pacotes de 3 a 6 dias, com uma série de passeios com guias locais com profundo conhecimento da Floresta Amazônica e seus animais.

Há passeios inesquecíveis, como a contemplação do nascer do sol dentro do arquipélago, a visita aos simpáticos e dóceis botos-cor-de-rosa, canoagem pelos igapós, áreas de florestas alagadas e igarapés. Há também a focagem noturna de jacarés, pescaria de piranhas, trilhas na mata e visita aos ateliês em Novo Airão, também conhecido pelo artesanato em madeira reciclada e marchetaria de muito bom gosto.

Assim que chega ao lodge, o hóspede recebe a programação com os passeios que poderá fazer. Todos os pacotes incluem, além de 2 passeios com guia por dia, café da manhã, almoço, café da tarde, jantar e transfer de ida e volta do Aeroporto Internacional de Manaus.

Anavilhanas Jungle Lodge
www.anavilhanaslodge.com