Texto: Sandro Prezotto | Fotos: Elson Yabiku

Gosto não se discute. Dentro de uma mesma família, deve haver espaço para diferentes perfis de pessoas. O mundo é mesmo delicioso assim, formado por gente de todas as tribos, em um lindo mosaico de estilos e comportamentos. Na arquitetura, o gosto e o estilo dos moradores devem ser observados com muito carinho, para que todos se sintam acolhidos no próprio lar.

Neste projeto, da arquiteta Maria Luiza Aceituno, os ambientes foram pensados de forma a permitir a integração entre as diversas ‘tribos’ que formam essa família, composta por um casal com filhos adolescentes. Nessa casa, filhos, amigos e familiares vivem e convivem na mais perfeita harmonia. Com uma proposta moderna e aconchegante, Maria Luiza criou uma residência que prima pela elegância e bom gosto, com espaços amplos, que podem ser integrados ou isolados, de acordo com a necessidade dos moradores.

“Os ambientes se abraçam para serem usados como um único espaço, mas também permitem o uso individual, muito importante para quem tem filhos em idade adolescente, que gostam de compartilhar a casa com os amigos. Acho importante que cada cômodo tenha seu próprio caráter e estilo”, declarou.

O living recebeu sofás aconchegantes que se revezam nas cores mais sóbrias e em tons mais alegres. A lareira, em granito preto absoluto, compõe com o painel, instalado em frente à TV, um atrativo elemento para os momentos de lazer. Este painel é resultado de uma técnica que insere a TV em uma parede de vidro serigrafado preto, apenas transparente na área do monitor, o que causa um surpreendente efeito ao vê-la “surgir” apenas quando ligada. Os móveis mais baixos e os grandes painéis de vidro são um convite para que o verde dos jardins entre na casa e ajude a compor esse agradável cenário. A iluminação embutida no teto, rebaixado com gesso, ganharam a companhia de caixas de som, para dar ainda mais emoção às sessões de cinema com os amigos.

Ainda na área de estar, uma belíssima escada, em mármore branco nacional, com muitos veios, conduz aos dormitórios da família. Sob ela, um simpático jardim de inverno forma um novo ambiente com uma moderna mesa redonda, muito utilizada para jogos ou para saborear um bom vinho.

O lavabo também tem um charme especial.

“Os tons claros ajudaram a torná-lo mais amplo e ele recebeu até um chuveiro, para que no futuro possa atender ao escritório, caso esse cômodo seja utilizado como um dormitório de hóspedes”, contou Maria Luiza.

Na ampla área de circulação, que leva à sala de jantar e à cozinha, a arquiteta criou um espaço muito interessante, que dá sensação de continuidade entre os ambientes.

“O que deixou o espaço mais dinâmico é que o móvel projetado conta com equipamentos e utensílios para servir a todos os ambientes, como a adega, cafeteira, bar e cristaleira”.

A cozinha foi planejada como um espaço de convívio entre os moradores e seus amigos. O balcão-ilha em granito, com mesa para refeições em laminado padrão patina, possibilita que a pessoa que está cozinhando possa interagir com os demais convidados.

“Optamos por incluir a churrasqueira no mesmo espaço. Em vez de dois ambientes menores, unimos a cozinha e o espaço gourmet em um espaço mais amplo e completo”.

Ainda com o intuito de integração, os grandes painéis de vidro se abrem, permitindo uma comunicação direta com a área de lazer, que oferece deliciosas opções, como a piscina e um relaxante spa.

Por um caminho de pedriscos e pisadas de material drenante, em meio a muito verde, chega-se ao ambiente mais charmoso da casa. A sala externa foi composta por móveis rústicos e uma decoração peculiar, que inclui o piso em forma de xadrez, em uma referência aos pisos utilizados na Toscana.

“Essa sala é muito apreciada pelos mais jovens e ela pode ou não estar integrada à cozinha. Os vasos do Vietnã dão um aspecto temático em conjunto com os bancos balineses, artefatos indígenas e lanternas de jardim”, ressaltou Maria Luiza.

O delicado paisagismo, também desenvolvido pela equipe da arquiteta, conta com plantas bem tropicais e, principalmente, de fácil manutenção.