Texto: Exata Comunicação | Fotos: Miro Martins

A versatilidade é o grande charme deste apartamento localizado em Campinas (SP). Além de propor uma composição contemporânea, a arquiteta Luciana Carvalho apostou na mistura de materiais e texturas para aproveitar ao máximo os 55m² do imóvel. O uso de espelhos e do mobiliário planejado da Evviva Bertolini harmonizam com o conjunto e conferem amplitude aos espaços de maneira moderna e aconchegante.

O conceito segue o pedido dos proprietários, um casal sem filhos. Amantes de cores, arte e tecnologia eles desejavam ambientes espaçosos e agradáveis. Por isso, os dois quartos pequenos do apartamento se tornaram um só, assim como a sala que ficou maior. Os banheiros também foram reformados, ficando mais claros e modernos.

Além da mudança no layout do imóvel, uma das soluções versáteis escolhidas para o apartamento foi o armário sem paredes projetado entre o quarto de casal e sala. No centro dele, foi instalada uma televisão, que gira para atender os dois ambientes de forma funcional. O espaço foi projetado nos padrões Arusha e Pecan da Evviva Bertolini, com perfil Nocciola. Ainda na sala está em evidência o sofá da Ômega Viratto, na cor Suez Animale.

O uso do espelho bronze nos armários do dormitório e da sala também chama atenção, pois amplia os ambientes com uma tonalidade aconchegante.

“A base do projeto é em cores neutras, como os tons de cinza e bege para pisos, revestimentos, paredes, papéis de paredes, cabeceira da cama e cortinas. Já o contraste está nas cores complementares, azul e coral, além de quadros e objetos coloridos”, explica a arquiteta Luciana Carvalho.

Madeira, tecido, papel de parede e tapetes são outras soluções escolhidas pela profissional para criar um mix de texturas nos ambientes. O efeito de cimento queimado no piso em porcelanato e nas paredes imprime ainda um aspecto rústico ao apartamento. Na sala, por exemplo, foi feito um nicho em gesso acartonado para colocação de quadros e objetos, seguindo o mesmo conceito rústico.

Nos banheiros os móveis planejados da Evviva Bertolini também estão em destaque. Para o casal foi usado vidro Berinjela, corpo do móvel Branco e frentes em Fendi com puxadores perfil no mesmo padrão. Já para o banho social a opção foi pelo vidro Argentato bronze com padrão Pecan e puxador perfil de alumínio bronze.

O resultado final é evidenciado pelo projeto luminotécnico, desenvolvido especialmente para valorizar os detalhes decorativos, como quadros, objetos, a composição das mesas no centro da sala e revestimentos. “Usamos luminárias técnicas com lâmpadas de LED, sanca com fluorescente tubular T5, fitas de LED para valorizar o revestimento em Castellato Etrusco e luminárias modernas, como os pendentes no quarto, as lâmpadas nos espelhos da mesa e as bolas no teto da sala de TV com iluminação difusa”, pontua Luciana.

Luciana Carvalho – Arquiteta e Urbanista e Lighting Designer
lcarquitetura@sigmanet.com.br