Texto: BG Assessoria de Imprensa | Fotos: Nenad Radovanovic

Na hora de fazer uma mudança, uma das principais perguntas que fica é: o que levar para a casa nova? Muitas vezes acabamos deixando diversas coisas para trás, limitados pelo espaço do novo lar. Apesar do desafio no momento da escolha, uma boa estratégia na disposição dos móveis e desenho dos cômodos pode definir um espaço como bom ou mal aproveitado, principalmente se ele for pequeno. As arquitetas Erika Fukunishi e Thalita Miyawaki, da EFTM Arquitetura, tiveram este desafio na hora de projetar o loft de um casal com apenas 25m² no centro de Curitiba (PR).

As profissionais explicam que a principal exigência dos clientes foi a inserção de todos os objetos e utensílios da antiga casa no novo apartamento. Por isso, era essencial o desenvolvimento de um projeto totalmente funcional, seguindo o conceito de que “menos é mais”.

“A concepção teve início na premissa de inserir os objetos existentes no apartamento novo, quatro vezes menor do que a casa que eles possuíam. Filtraram-se alguns itens e destes elaborou-se um questionário, para verificar as principais atividades dentro da edificação, tornando o local mais organizado e, ao mesmo tempo, agradável aos olhos do casal”, afirma Fukunishi.

O projeto foi inspirado nas origens nipônicas da cliente. Por isso, foram escolhidas cores mais sóbrias, ao estilo minimalista oriental. Os papéis de parede imitando tijolos deram um tom mais urbano para o quarto do casal. Na cozinha e no banheiro, o destaque fica para o revestimento em pedra.

Já para o projeto luminotécnico, optou-se por led, visando a economia de energia. Dentre todos os espaços, a cozinha é o que merece maior destaque. Por tratar-se da menor área, as profissionais confessam que foi difícil conciliar o visual com a praticidade.

“Em um pequeno espaço, conseguimos inserir os compartimentos necessários para o dia a dia da cliente e deixar uma boa circulação, conciliando estética e funcionalidade”, finaliza a arquiteta Thalita Miyawaki.

EFTM Arquitetura
www.eftmarquitetura.com