Pontalti e Caridá

Fotos Elson Yabiku

Linhas retas, vidro, madeira, jardins, grandes beirais, muitas aberturas e ambientes integrados são os elementos que compõem esta residência de 615 m². As imagens expressam a arquitetura que este escritório desenvolve diariamente, uma arquitetura individual, responsável e otimizada.


FGMF

Fotos Rafaela Netto

Em uma agradável rua da capital paulista, o escritório FGMF Arquitetos assina o projeto residencial da Casa Marquise, em uma localização arborizada e tranquila. Seus principais elementos arquitetônicos proporcionam ao entorno um visual leve e descontraído, resultado de sua grande marquise apoiada em pilares de aço e solta das paredes, que em harmonia com a cobertura e divisórias vazadas, deixam a luz entrar pelo alto da construção. A piscina, logo no trecho inicial da casa, traz em seu contorno os ambientes sociais e de serviço. Um pouco abaixo, o programa compreende os quartos e outro jardim, com quase toda estrutura construída de forma mais robusta, em oposição à leveza da marquise do andar principal. Por conta da organização criada, a moradia lembra uma casa-pátio mexicana, disposta em torno da área central aberta. O projeto conta ainda com uma área gourmet completa, que dispõe de forno a lenha e churrasqueira, criada para reunir amigos e familiares e oferecer mais um local de convivência e confraternização entre os moradores.


Rodrigo Latorre

Fotos Elson Yabiku

Uma casa preparada para o lazer, receber amigos e familiares, festejar e curtir os dois filhos pequenos. Projetada em “L” para que todos os ambientes, sala, cozinha, gourmet e cinco suítes saíssem para a piscina, que está posicionada para o lado que bate sol o dia todo. O gourmet se relaciona com as principais áreas sociais e cozinha, tornando fácil a ligação entre esses ambientes, e para isso usamos o mesmo piso desde a sala até o entorno da piscina, integrando os espaços visualmente. Na fachada frontal a porta é emoldurada por um volume de concreto, com vidros que contornam esses volumes. A cobertura da garagem toma boa parte da fachada, a qual se encaixa no volume de concreto que emoldura a porta. Hall em mármore branco no piso, parede de revestimento cimentício. Fachada em concreto com madeira e pintura cinza nas paredes externas.