Texto: Sandro Prezotto

No projeto da sua casa nova, não pode faltar um espaço para reunir a família e os amigos, em momentos de lazer memoráveis. O pergolado tem sido adotado em muitas propostas para deixar esse ambiente ainda mais aconchegante.

As estruturas são feitas geralmente em madeira, como Peroba, Cumaru, Ipê ou Itaúba, mas alguns projetos preferem inovar, utilizando bambu ou até mesmo alguma liga metálica.

Cobrir ou não a pérgula também é uma opção, principalmente se o objetivo é garantir que os momentos de diversão não serão interrompidos pela chuva ou por um sol mais forte. Há ainda a possibilidade de se adotar trepadeiras ou outros tipos de plantas para deixar o visual mais agradável.

Conheça alguns projetos de espaços de lazer com pergolados selecionados com carinho para lhe inspirar:

Ana Bianca Depetris

Com a missão de criar um ambiente mais aconchegante para o seu cliente receber os amigos, a arquiteta Ana Bianca Depetris incluiu no projeto elementos que remetessem à região da Toscana, na Itália. A área fica ao lado do gourmet. Feito de madeira peroba rosa, o pergolado compõe elegantemente o ambiente com a parede de tijolo aparente, muitos vasos em diferentes modelos e tamanhos com plantas de diversas espécies e mobiliário de área externa.
— www.depetris.arq.br

Claudia F. Ferreira

No projeto da arquiteta Claudia Ferreira, o pergolado funciona como um beiral. Produzido em madeira cumaru e vidro laminado, ele funciona como conexão da residência com a área de lazer. O ambiente é complementado pelo deck de madeira cumaru e revestimento em porcelanato que imita aço corten. Segundo Claudia, o setor da piscina é o coração do projeto e toda a construção foi voltada para essa área.
— www.claudiafarquitetura.com.br

Patrícia Soares e Gabriela Bordin

As arquitetas Patrícia Soares e Gabriela Bordin desenvolveram o projeto do restaurante Gaia Natural Gourmet, em parceria com o arquiteto Marco Aurélio Gomes Neves. O pergolado de madeira de tatajuba foi criado para compor uma fachada que transmitisse o conceito do restaurante, especializado em alimentação natural, por isso a opção por materiais naturais mais rústicos.
— www.bordinesoaresinteriores.com.br

Conrado Ceravolo Arquitetos

Neste projeto a equipe do arquiteto Conrado Ceravolo adotou o pergolado para criar uma cobertura para o ofurô. A estrutura, feita em madeira cumaru e cobertura de vidro laminado, também favorece a passagem até entre o anexo de lazer e a casa principal, além de contribuir para a privacidade da piscina, impedindo a visão da área pelos vizinhos.
— www.conradoceravolo.com.br

Korman Arquitetos

Para o projeto da Emporio Frutaria, os profissionais da Korman Arquitetos criaram um pergolado inusitado, feito em estrutura metálica, lona transparente e cordas. Os proprietários queriam uma varanda fechada que permitisse a entrada de luz natural, mas não de forma direta. O ambiente ainda foi comporto por piso de porcelanato que imita cimento e paredes revestidas de porcelanato imitando madeira de demolição. A iluminação foi composta de fiação exposta com lâmpadas penduradas e pendentes pretos.
— www.kormanarquitetos.com.br

DPA&D

O arquiteto argentino Daniel Piana, da DPA&D, que há mais de dez anos realiza projetos para os hotéis da rede Sheraton, foi chamado para o trabalho de revitalização da nova área de lazer do Sheraton Grand Rio. Os pergolados em madeira peroba foram adicionados com a ideia de conferir um visual moderno e que não interferisse na fantástica vista do hotel. Os traços retos conferem um visual sofisticado. Compõem o ambiente o projeto de paisagismo e iluminação assinados por Burle Marx, móveis de ratan, palmeiras e paredes vivas.
— www.dpadesigners.com.ar

StudioVert

Os arquitetos do StudioVert receberam a missão de humanizar a área externa desse apartamento de cobertura localizado em Florianópolis (SC). Os proprietários, um casal que adora receber os amigos, gostariam que o projeto valorizasse a área da churrasqueira. O pergolado em Itaúba, coberto com vidro, foi ambientado ao lado do spa com móveis em madeira de demolição e revestimento com réguas horizontais feitas da mesma madeira. Os muros também receberam cachepôs com vegetação pendente.
— www.studiovert.com.br

Progetta Studio

Aqui, a solicitação do cliente para os profissionais do Progetta Studio era por um espaço de beleza. Para solucionar, foi proposto um espaço de contemplação totalmente integrado à área social e com o verde exuberante como pano de fundo. O pergolado, com estrutura metálica no tom preto fosco, integra todo o espaço, composto também por sauna e lavabo, envolto pelo espelho d’água.
— www.progettastudio.com.br

Progetta Studio

Nesse projeto dos arquitetos Fabio Silva e Allan Chierighini, do Progetta Studio, o objetivo era cobrir a sacada, mas sem comprometer a iluminação das suítes. Eles propuseram então uma pérgula em madeira de reflorestamento (pinus autoclavado) coberta com vidro, que deixa permear a luminosidade natural. A estrutura foi instalada na das suítes, voltadas para a parte frontal da casa.
— www.progettastudio.com.br

Gerson Dutra de Sá e Ana Lucia Salama

Os arquitetos escolheram o bambu autoclavado como matéria-prima desse pergolado, posicionado sobre esse cantinho de um spa, um ambiente desenvolvido a pedido dos proprietários para trazer mais bem-estar e relaxamento aos clientes.
— www.gersondutradesa.com.br
— www.analuciasalama.com.br

Débora Aguiar

Para criar um espaço sombreado e acolhedor ao lado da piscina, neste projeto executado pela Foz Engenharia, a arquiteta Débora Aguiar optou por um pergolado com estrutura em madeira, forro de bambu e cobertura de vidro. O ambiente foi pensado como um espaço multiuso, pois os móveis são facilmente removíveis e pode se tornar até uma área de brinquedos para as crianças. Totalmente integrado ao jardim, ele serve de apoio para as refeições e aperitivos da família.
— www.deboraaguiar.com.br