Texto e Fotos: a4 & holofote comunicação

No município de Ibiúna, a 75 km de São Paulo, o Hotel SPaventura Ecolodge se transforma em um ponto turístico da região ao integrar-se em meio à Mata Atlântica em um projeto de ecoturismo 99% sustentável. O destino, além de oferecer interação com a natureza, oferece também inúmeras práticas esportivas e infraestrutura completa para quem também busca bons momentos de descanso.

Ao todo, são 38 chalés planejados e construídos em Wood Frame – tecnologia americana de construção seca, onde não é utilizado cimento, tijolo e água. Feitas de palafitas, eles não agridem o solo e unem o belo e confortável com o sustentável.

O Espaço Gourmet conta com uma decoração que remete a uma casa de campo, com confortáveis sofás e poltronas para um bom descanso. Logo na entrada o espaço oferece mesa de bilhar e um ambiente descontraído regado a boa música. Com posicionamento estratégico de luzes quentes, a iluminação do Espaço Gourmet cria um charme durante refeições noturnas, enquanto, ao longo do dia, as refeições contam com o ambiente naturalmente iluminado e uma belíssima vista panorâmica da Mata Atlântica.

Em frente ao Espaço Gourmet fica o Casarão, uma verdadeira casa de campo, com varanda aconchegante e sala de estar que remetem à casa da Vó, com televisão, livros, vídeo game e wifi.

A caminho do ginásio, o hotel conta com um Lago artificial, criado fora da drenagem do córrego, onde são realizadas diversas atividades esportivas como a natação, caiaque, waterline e stand-up paddle. O lago também apresenta uma variedade de peixes, tanto nativos (lambaris e cará) como exóticos (tilápia, matrinxã e carpa capim), que ocupam diferentes níveis d’água. Às margens do lago, os hóspedes podem praticar diskgolf, arco e flecha, cama elástica, futebol, vôlei de praia, badminton ou simplesmente curtir a paisagem.

O ginásio poliesportivo tem estrutura metálica com cobertura em membrana retesada, um projeto arquitetônico em geometria que se assemelha à de uma folha. Em uma área de 2.220m² e infraestrutura de primeiro mundo, o empreendimento conta com uma piscina semiolímpica climatizada (25m de comprimento por 10m de largura), jacuzzi, sauna, quadra de squash, academia, quadra poliesportiva, pingue-pongue, pebolim, banheiros, chuveiros, deck com espreguiçadeiras, bicicletário, palco para eventos e camarim.

Seguindo o passeio pelo SPaventura, o hóspede chega à Vila Hípica Werner Haberkorn, que comporta até doze cavalos Mangalarga Marchador, raça ideal para passeios devido ao seu temperamento dócil e ativo. O hotel disponibiliza cavalgadas de até 50 minutos em trilhas por toda a área do hotel, sendo possível conhecer algumas estradas e trilhas de maneira diferente.

Ao longo de seus 295 hectares, o SPaventura conta com um circuito de 3 tirolesas que totalizam mais de 1.400 m de extensão. Com até 150 m de altura, os hóspedes mergulham sobre as árvores da Mata Atlântica e podem atingir uma velocidade de até 80 km/h. Para chegar a cada circuito de tirolesa é preciso encarar as trilhas, que podem ser em meio à mata fechada ou através de estradas. São ao todo 35 km de estradas e trilhas que podem ser realizadas a pé, de bicicleta ou a cavalo.

No roteiro light os hóspedes podem realizar a Trilha Guiada, onde é possível visitar a Casa do Mel (local em que acontece o trabalho de apicultura e fabricação do mel), a Usina Solar (área onde se encontram as placas solares que alimentam parte da energia elétrica usada no empreendimento), o Curral, o Redondel, as Cachoeiras e o Mirante.


Projeto 99% Sustentável

O SPaventura se encontra na Fazenda Morros Verdes, em uma área de aproximadamente 295 hectares tendo mais de 80% de Mata Atlântica. Parte dessa área está inserida na APA (Área de Preservação Ambiental) de Itupararanga, local que possui importantes mananciais hídricos que abastecem a Região Sorocabana. Por isso, desde a montagem do projeto até a sua conclusão, todos os aspectos de sua infraestrutura foram pensados para não impactar o meio ambiente e sim fazer parte dela.

O sistema que coleta a água da chuva alimenta o abastecimento de cada chalé após ser tratada em biossistemas integrados, assim como as placas solares localizadas nos telhados aquecem a água. O hotel conta ainda com uma usina solar capaz de produzir 5.000kW/h. Já o transporte realizado dentro do hotel é feito por carros elétricos e apenas um é a diesel, para caminhos mais longos e altos.

A base da culinária é feita preferencialmente com produtos orgânicos colhidos na própria horta ou de produtores agrícolas vizinhos, fortalecendo assim a comunidade e incentivando a agronomia da região.

Acreditando no conceito de promover a exploração de áreas e uso de recursos naturais sem prejudicá-los, com ações agregadoras e em equilíbrio, o Hotel SPaventura fomenta o turismo sustentável, dissemina a conduta consciente em ambientes naturais e envolve e capacita a comunidade local nos negócios com a intenção de promover o desenvolvimento.

www.spaventura.com.br
— www.facebook.com/spaventura
— www.instagram.com/spaventura