Texto: Ateliê da Notícia | Fotos: Rosana Negreiros

Publicado originalmente na edição 56 da Revista Habitare

Os aromas estão presentes nos apartamentos temáticos e nas delícias do café da manhã preparadas no forno a lenha. O gourmet e os espaços externos podem ser aproveitados pelos hóspedes para reunir amigos ou realizar eventos.

As referências sensoriais de Minas Gerais, na região da Serra de São José e das Montanhas das Vertentes, foram os alicerces para a criação, em Tiradentes, da pousada Aromas da Montanha. O conceito é de hospedagem temática, confortável e com requinte, mas sem perder a simplicidade da hospitalidade mineira.

Localizada a 3 km do Centro Histórico de Tiradentes, com lindas paisagens no entorno e fácil acesso pela BR-265, a pousada tem um projeto arquitetônico bem contemporâneo, conservando o estilo colonial das cidades históricas da região.

São 10 apartamentos (24 leitos) divididos nas categorias classic, luxe e extra luxe. O tema Aromas aparece explicitamente no nome e no conceito dos apartamentos e suas decorações: Lírio, Camomila, Menta, Verbena, Lavanda, Vanilla, Alecrim, Malva, Gerânio e Rosa.

Os espaços externos, com suas pequenas praças, pergolado, gazebo, fontes e lareira são tão agradáveis que podem ser usados para leitura, contemplação, observação de pássaros, lazer e até para pequenas refeições.

O farto café da manhã, incluso na diária, conta com opções variadas de pães, bolos, tortas, geleias, iogurtes, queijos, frios, sucos, frutas, priorizando sempre alimentos e ingredientes frescos e saudáveis. A cozinha gourmet, à noite, pode ser usada pelo hóspede que quiser saborear um caldo ou um chocolate com bolo, sentado próximo do fogão a lenha. O hóspede pode usar esse espaço para demonstrar seus dotes culinários para um grupo de convidados.

Os detalhes foram pensados para atender casais ou grupos de amigos (adultos e jovens acima de 14 anos) que desejam conforto, bem-estar e atendimento diferenciado num lugar muito bonito e agradável entre as montanhas.

A pousada Aromas da Montanha foi idealizada pela engenheira agrônoma, paisagista e designer de interiores paulista Rosana Negreiros e pelo engenheiro aeroportuário mineiro Mozart Alemão.

“O tema Aromas provoca o resgate de sensações olfativas, remetendo o hóspede ao conforto e acolhimento. Nossa proposta é explorar os aromas da gastronomia no cheirinho das quitandas mineiras, do café e pão de queijo feitos no fogão a lenha; dos enxovais com discreto aroma de limpeza, lembrando a casa das avós; e dos jardins com os aromas das flores, da grama verdinha e da terra molhada”, explica Rosana Negreiros.

Rosana cuidou pessoalmente de todo o projeto paisagístico das áreas externas que oferecem diversos espaços ambientados para descanso, convivência e contemplação da paisagem, um pátio para convivência e festas e piscina e ducha com sanitários próprios.

“Todos os espaços podem ser usados pelos hóspedes para saborear um bom vinho ou espumante, cervejas artesanais, sucos e bebidas variadas, acompanhados de deliciosas opções de lanches e comidinhas saudáveis preparados na hora”, diz Mozart Alemão.

A pousada oferece serviço de lavanderia, interfones ligados à portaria, TV aberta e a cabo e Wifi livre. São duas salas de estar com lareira (uma com TV LCD 42”) e mesa para jogos de cartas, três varandas ambientadas para descanso e contemplação da paisagem; uma cozinha gourmet com fogão a lenha e uma ampla e confortável sala de café da manhã com lareira e jardim privativo.

As plantas aromáticas que batizam cada apartamento foram definidas em função do projeto de Feng Shui do arquiteto Carlos Solano. Assim, as cores e a decoração escolhidas harmonizam as energias vitais (Chi) de cada ambiente, oferecendo maior bem-estar.

O lírio, por exemplo, estimula o crescimento interior e reduz a inquietação; a camomila produz bem-estar e garante uma boa noite de sono; a menta serve para reduzir a estafa, o cansaço e o medo, diminuindo o negativismo; verbena tem propriedades calmantes, servindo para diminuir o desânimo e a ansiedade; a lavanda produz uma sensação de paz, tranquilidade e relaxamento; a vanilla promove o conforto emocional, levanta o ânimo e possui efeito afrodisíaco; o alecrim acaba com preguiça e fadiga mental e age como anti-estresse; a malva serve para estimular a coragem e liberta o espírito das paixões; o gerânio aumenta os níveis de energia para melhorar o estado de ânimo; já a rosa estimula o amor, os pensamentos afetuosos e a sensualidade.

— www.aromasdamontanha.com.br