Texto Sandro Prezotto | Fotos Vinni Del Poço

Publicado originalmente na edição 43 da Revista Habitare

A alta gastronomia busca o tempo todo criar novidades para deixar seus pratos cada vez mais atraentes e agradar os paladares mais exigentes. Chefs, restaurantes e bistrôs usam e abusam da criatividade culinária e se esmeram em pesquisar novos ingredientes, testar diferentes tipos de preparo e caprichar na apresentação dos pratos, que devem encantar também pelo visual.

Um importante aliado nesta missão são os produtores, que também fazem sua parte ao desenvolver e oferecer novos ingredientes para essas combinações gastronômicas deliciosas. Desde 2007, a Fazenda Maria empenha-se em oferecer produtos da melhor qualidade para a preparação de pratos da alta gastronomia. Os chefs e amantes da boa mesa encontram lá o que há de melhor em ervas frescas, flores comestíveis, brotos, folhagens e legumes.

Tudo é plantado e cultivado com muito carinho, obedecendo a rigorosos padrões de higiene e o que é melhor: os produtos são 100% naturais e livres de impurezas. Adeptos da produção sustentável, além de não utilizarem produtos agrotóxicos, a irrigação da plantação é feita com água de poços artesianos.

O nosso objetivo é oferecer novidades para surpreender os chefs de cozinha, sempre zelando pelo cuidado e respeitando o tempo e espaço de cada planta que nasce aqui”, declarou Deborah Gaiotto, Diretora Comercial.

Foi dela e da irmã, Barbarah, a ideia de aproveitarem o terreno que a família já possuía, além da experiência do pai, o engenheiro agrônomo Affonso Gaiotto Junior, para entrarem nesse mercado, tão carente de bons fornecedores. A mãe, a empresária Conceição Gaiotto, também se uniu a eles nessa experiência familiar, que tem rendido excelentes frutos.

Hoje, a Fazenda Maria é referência no setor, fornecendo para o Brasil inteiro e conquistando uma posição de destaque no mercado, com grandes restaurantes e chefs famosos entre seus clientes.

Diariamente, mais de 300 placas de broto são preparadas para crescimento nas estufas da fazenda. São brotos de beterraba, rúcula, agrião, cenoura e repolho, entre outros, que são cultivados de forma orgânica e agregam muito sabor aos pratos, como risotos, sopas, carnes, peixes e saladas.

As flores são um show à parte. Atualmente, a Fazenda Maria é responsável pelo fornecimento mensal de cerca de três mil flores comestíveis, que são vendidas a restaurantes, chefs e supermercados de todo o Brasil. Entre as mais de 30 espécies, estão amor-perfeito, calêndula, crisântemo, orquídeas e violetas.

Ricas em vitaminas, elas dão um toque colorido e exótico às receitas. Antes de colocar em produção, muitas pesquisas são realizadas para adequar as flores cultivadas ao paladar brasileiro.

Outra novidade são legumes em miniatura, como cenoura e rabanete, que já estão fazendo bastante sucesso. Para alcançarem o resultado e a qualidade desejadas, o cultivo é diferenciado desde o plantio das mudas e as sementes são todas importadas.

Hummmm… Deu até água na boca!

Fazenda Maria
11 3662.4833
Rod. Ant. R. Schincariol, km 100 – Cerquilho – SP
contato@fazendamaria.com.br
www.fazendamaria.com.br